Uma pesquisa da Nielsen 2009 mostrou que 46% das famílias norte-americanas estão comendo menos fora e gastando mais em supermercados, com o departamento de produtos perecíveis crescendo a uma taxa mais rápida.
Uma pesquisa da Nielsen 2009 mostrou que 46% das famílias norte-americanas estão comendo menos fora e gastando mais em supermercados, com o departamento de produtos perecíveis crescendo a uma taxa mais rápida.
Um importante fator que tem impulsionado as vendas de carnes e frutos do mar foi as promoções, com 51% das carnes e frutos do mar sendo comprados com desconto.
De acordo com a Nielsen, os gastos das famílias com alimentos delicatessen no ano que terminou em setembro de 2009 foi de US$ 200 – 5% a mais que no ano anterior. As vendas de carnes frescas e frutos do mar foram de US$ 437 por ano, 4% a mais.
Canais alternativos também estão fazendo uma forte pressão no crescimento dos negócios. Os supercenters (grandes lojas de departamento) surgiram com novos formatos de perecíveis, crescendo tanto no tamanho das compras (aumento de 2%, para US$ 11,80) como na freqüência das compras de perecíveis (de 18,4 para 18,7 vezes por ano). Isso foi particularmente válido para departamentos de carnes e frutos do mar, onde os supercenters apresentaram uma mudança de 0,6 pontos de participação.
Na seção de delicatessen, onde os supermercados têm 50% do negócio, todos os principais departamentos apresentaram forte crescimento. As vendas de frios e queijos aumentaram em 7% e as vendas de alimentos preparados aumentaram quase 5% com relação ao ano anterior.
Com relação ao planejamento de refeições, a Nielsen descobriu que mais de um milhão de pessoas viram o canal Food Network durante o horário nobre de 2009 – 16% a mais do que em todo o ano de 2008. Além disso, o planejamento de refeição é uma das maiores e de mais rápido crescimento atividades online, com uma média de aproximadamente 10 minutos de planejamento de refeições online. Para mais informações sobre a pesquisa, acesse o endereço: http://blog.nielsen.com/nielsenwire/consumer/frugal-consumers-return-to-home-base/.
A reportagem é do site do American Meat Institute (www.meatami.com), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.