Paraguai: exportação de carne cresce 7,5% até set
28 de outubro de 2010
Incentivo ao Novilho Precoce soma R$28,1mi em 4 anos
28 de outubro de 2010

EUA continua focando mercado da Europa

A carne bovina dos Estados Unidos continua aumentando seu foco no mercado europeu, com as exportações nos primeiros oito meses de 2010 alcançando 14.000 toneladas, um aumento de mais de 80% com relação ao mesmo período de 2009, de acordo com a gerente do Bord Bia - órgão responsável pelo setor alimentício da Irlanda -, Cecilia Ruiz.

A carne bovina dos Estados Unidos continua aumentando seu foco no mercado europeu, com as exportações nos primeiros oito meses de 2010 alcançando 14.000 toneladas, um aumento de mais de 80% com relação ao mesmo período de 2009, de acordo com a gerente do Bord Bia – órgão responsável pelo setor alimentício da Irlanda -, Cecilia Ruiz.

O que vêm contribuindo com esse crescimento é uma série de iniciativas de marketing visando promover a carne bovina Angus dos Estados Unidos. A Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF), em conjunto com a Giraudi International Trading, promoveu uma campanha de marketing do American Black Angus (fornecida pela Creekstone Farms & PM Beef), um produto que já é vendido em 18 mercados europeus.

O aumento de 20.000 toneladas na cota preferencial para a carne bovina norte-americana fornecida ao mercado europeu em 2009 resultou em um aumento consistente nos envios. A carne bovina dos Estados Unidos e a carne Angus do país já estão sendo vendidas a nível atacadista, mas em volumes muito pequenos.

Figura 1 – Exportações de carne bovina dos EUA à Europa, janeiro a agosto de 2010 vs 2009 (toneladas).

A carne American Black Angus é registrada como de animais de raça pura, alimentados com uma dieta à base de milho por 120-140 dias e cuja carcaça sofre estimulação elétrica para aumentar a maciez.

A reportagem é do TheCattleSite, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Comments are closed.