A Creekstone Farms Premium Beef LLC, localizada em Arkansas City, Kansas, Estados Unidos, foi a primeira processadora de carne bovina do país que recebeu certificação de processo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para maciez da carne bovina.
“Pesquisas com consumidores têm identificado a maciez como o atributo mais importante para a carne bovina premium”, disse o vice-presidente sênior de vendas da Creekstone Farms, Brian Brucker. “Nós sempre consideramos a maciez como prioridade. Este programa torna isso oficial com dados confiáveis e verificação do USDA”.
Para se qualificar para a certificação de processo do USDA para Carne Bovina Macia, a Creekstone Farms passou pela aplicação de um rigoroso processo, que incluiu ter um documento de verificação do USDA de várias práticas de produção, incluindo:
– Maturidade “A” dos animais – menos de 30 meses de idade.
– Encurtamento pelo frio (cold shortening) através de estimulação elétrica para aumentar a maciez.
– Avançados testes de shear-force (resistência da carne ao corte), uma análise de medida mecânica da maciez, para monitorar a maciez e a palatabilidade do produto.
“O teste de shear-force da Creekstone Farms tem fornecido muitos dados mostrando que sua carne bovina excede muito os requerimentos do USDA para maciez da carne”, disse a companhia.
A companhia disse que a consistente maciez de seus produtos deriva de vários elementos adicionais de seu sistema de “Manejo da Maciez” incluindo estrito manejo alimentar, baseado em uma dieta à base de milho para bovinos Black Angus por um mínimo de 100 dias e diretrizes de maturação que recomendam que toda a carne bovina da Creekstone Farms seja maturada por no mínimo 14 dias em combinação com parceiros de varejo e distribuição.
O programa da Creekstone Farms é único na indústria de carne bovina porque combina a genética do Black Angus, o manejo saudável e humano dos animais, alimentação cuidadosamente controlada e de alta qualidade e processamento moderno exclusivamente de bovinos Black Angus.
As carnes Premium Black Angus e Natural Black Angus são alguns dos programas de marcas certificados pelo USDA. Esta certificação requer que os classificadores do USDA examinem cada carcaça para garantir que está adequada aos padrões de qualidade e certificação do programa. Esses produtos, com “maciez garantida”, são distribuídos em canais tradicionais de varejo dos EUA e em muitos restaurantes finos.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint