Os frigoríficos dos Estados Unidos podem esperar apenas um pequeno crescimento na demanda por carne bovina neste ano, de acordo com o editor do Cattle Fax Insight, Mike Miller, que falou na Conferência Anual da Associação dos Processadores de Carnes da América do Norte. “A volatilidade dos preços de carne bovina, suína e de frangos está desgastando os consumidores e impactando as vendas no varejo”.
Apesar da demanda geral por carne bovina permanecer forte, muitos compradores estão buscando itens com preços de médios a baixos, disse Miller.
Com relação à oferta, “nós não veremos tantos abates neste ano como vimos em 2003”, um ano com um excesso de abates que levou a oferta reduzida durante o ano de 2004. “As taxas de produção deverão aumentar em 2006 se as condições se normalizarem”, disse ele, referindo-se à eventual reabertura do mercado japonês à carne bovina dos EUA e do mercado do próprio país aos bovinos canadenses.
Miller não acredita que essa questão da abertura do mercado do país aos bovinos canadenses será resolvida logo, uma vez que poderá levar meses antes do processo judicial iniciado pela organização Fundo de Ação Legal de Produtores Rurais e Pecuaristas (Ranchers-Cattlemen Action Legal Fund – R-CALF) ser resolvido. “A R-CALF acredita que os preços dos bovinos estão em níveis recordes porque a fronteira dos EUA está fechada aos bovinos canadenses. Eles lutarão para manter a fronteira fechada o máximo que puderem”.
Fonte: MeatingPlace.com (por John Gregerson), adaptado por Equipe BeefPoint