Cuiabá recebe Piemontês pela primeira vez
11 de julho de 2002
Carne argentina desafia a crise
15 de julho de 2002

EUA: demanda por produtos orgânicos cresce, mas oferta nos estabelecimentos de varejo não acompanha este crescimento

O BeefPoint traz a tradução de um artigo sobre o mercado de produtos orgânicos e como os supermercados estão lidando com essa mudança nos hábitos dos consumidores americanos. O mercado de orgânicos também é pequeno lá, mas cresce a cada ano. O autor vê a maior demanda por produtos orgânicos como uma oportunidade dos supermercados servir melhor seus clientes – Leia a adaptação do BeefPoint desse interessante artigo.

Há poucas dúvidas se o consumo de produtos orgânicos irá aumentar. Os consumidores em sua busca pelo sempre desafiante “alimento perfeito” irão se concentrar nas prateleiras na esperança de obter um produto mais saudável. A questão é: será que os supermercados estarão aptos a satisfazer essa necessidade dos consumidores – de ambos, produtos selecionados e informação? A maioria dos supermercados ainda pode oferecer aos consumidores mais produtos orgânicos, mas em caso de eles não oferecerem, os consumidores estão descobrindo as lojas e feiras de produtos orgânicos.

O mercado rural de Santa Mônica, Califórnia, é um bom exemplo sobre como esses mercados vêm obtendo sucesso. Com mais de 90 produtores rurais, a maioria deles concentrada na produção orgânica, o mercado vem apresentando um grande crescimento nos últimos 10 anos. Este mercado conseguiu obter este tipo de sucesso devido à popularidade surgida entre os consumidores, com mais de 8 mil pessoas sendo atendidas nas quartas-feira, entre as 8:30 e 13 horas, e entre os produtores rurais, com uma lista de espera de mais de 50 vendedores em várias épocas do ano. Os consumidores estão tendo a chance de conversar com aqueles que vendem seus alimentos, aprendendo sobre os orgânicos, uma vez que os fornecedores passam aos compradores informações sobre o que eles estão comendo.

À medida que a confiança e a consciência sobre os benefícios dos produtos orgânicos crescem, o mesmo ocorre com a demanda. O sucesso de pequenos supermercados que vendem alimentos saudáveis, que estão seguindo esta tendência crescente no mercado de orgânicos, como o Whole Foods e o Wild Oats, reflete isso. Um estudo feito pelo Instituto de Marketing Natural mostrou que as vendas de produtos orgânicos nos Estados Unidos deverão atingir a marca de US$ 20 bilhões em 2005, apesar do menor número comparativamente de supermercados que vendem produtos orgânicos.

Os supermercados norte-americanos parecem estar perdendo uma grande quantidade de consumidores devido à ausência de produtos orgânicos nas prateleiras. De acordo com a Associação de Comércio de Orgânicos, menos da metade dos supermercados dos EUA atualmente vende produtos orgânicos, um fato surpreendente, considerando que as vendas no varejo destes produtos vêm crescendo cerca de 20% ao ano na última década.

A demanda por produtos orgânicos deverá crescer devido a várias razões. Primeiro, porque a preocupação das famílias e das pessoas com relação a sua própria saúde, bem como com o meio-ambiente, está crescendo, ou pelo menos, estável. As pessoas estão se tornando mais conscientes com relação à saúde e mais sensíveis com relação ao meio-ambiente. Em segundo lugar, porque o fornecimento de produtos orgânicos, em particular, de hortaliças e frutas, está aumentando à medida que aumenta a demanda dos consumidores.

Segundo a Associação de Comércio de Orgânicos, nos EUA, 0,2% das terras férteis do país são certificadas como orgânicas, não incluindo aquelas que são registradas como orgânicas, e quase 10% das terras férteis da Europa são dedicadas à produção orgânica. Em terceiro lugar, os consumidores que lideram a compra de produtos orgânicos têm idade entre 45-54 anos, o maior grupo de consumidores da América. Sendo assim, que a demanda por produtos orgânicos irá crescer é um fato inegável; entretanto, o que não está claro é se estes produtos estarão disponíveis para a maioria dos norte-americanos.

No dia 21 de outubro deste ano, as novas regulamentações do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) serão colocadas em prática. A consciência dos consumidores com relação aos produtos orgânicos estará maior, reforçando a idéia de que estes produtos vieram pra ficar. Isso poderá ser uma grande oportunidade aos supermercados do país.

Os supermercados estão aptos a tirar vantagem desta demanda, entrando no mercado em crescimento dos orgânicos, enquanto ao mesmo tempo resolvem uma necessidade dos consumidores e suprem a demanda daqueles que não têm um local onde comprar os alimentos orgânicos. Os consumidores considerarão esta mudança conveniente, uma vez que terão acesso aos produtos orgânicos no próprio supermercado que freqüentam, especialmente considerando que a maioria dos compradores (não considerando os produtores rurais) não tem acesso aos mercados rurais.

Um novo modelo para uma seção de produtos nos supermercados precisa ser criado, colocando juntos produtos orgânicos e não orgânicos, com uma equipe educativa, com quem os consumidores possam conversar sobre os produtos orgânicos, ganhar confiança e espalhar seus conhecimentos. Os supermercados podem ajudar a fornecer produtos orgânicos para um grupo de consumidores com grande demanda enquanto, ao mesmo tempo, unem-se aos outros em um caminho positivo. Esta é uma boa forma dos supermercados contribuírem com a saúde e a segurança da comunidade.

Fonte: Supermarket Guru (por Tess Osborne), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.