O Serviço de Inspeção e Segurança dos Alimentos (Food Safety and Inspection Service – FSIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) realizou uma avaliação preliminar positiva da auditoria ao sistema de inspeção de carnes da Argentina, informou o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa).
A missão, que se encontra no país desde 10 de outubro, inspecionou 24 estabelecimentos habilitados para exportar aos EUA e os laboratórios que realizam as análises de resíduos dos produtos destinados ao mercado estadunidense.
O chefe da delegação, Gary Stefan, reconheceu o esforço que o Senasa tem feito desde a última visita. “Os membros dessa equipe voltarão com uma imagem muito positiva da estrutura do Senasa para preservar a inocuidade dos alimentos. Parabenizo-lhes e agradeço muito pelo seu trabalho, que será transmitido a nossos superiores em Washington”, declarou.
Além disso, durante a avaliação preliminar, a delegação manifestou sua aprovação com relação ao sistema de bem-estar animal aplicado nas plantas inspecionadas, assim como os procedimentos de análises de laboratório central do Senasa e dos laboratórios da rede visitados.
A missão estadunidense destacou também que, tanto o programa de resíduos da Argentina, como o cumprimento da norma referente à E.coli, Salmonella e Listeria monocytogenes “têm sido cumpridos sem problemas”.
Finalmente, a missão disse que, em aproximadamente três semanas, será divulgado o resultado da auditoria. O Senasa recebeu do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (Animal and Plant Health Inspection Service – APHIS) dos EUA a notícia de que, nos primeiros dias de dezembro, chegará à Argentina uma delegação estadunidense-canadense para o reconhecimento da Patagônia como livre de febre aftosa sem vacinação.
Entre janeiro e setembro de 2003, a exportação de carnes processadas argentinas aos EUA somou 15,223 mil toneladas, a um valor de US$ 40,169 milhões.
Fonte: TodoAgro.com.ar, adaptado por Equipe BeefPoint