UE: Brasil é rebaixado em avaliação de risco para EEB
19 de agosto de 2005
Pratini: petróleo alavanca exportação de carnes
23 de agosto de 2005

EUA: dieta de Atkins tem queda de popularidade

A queda da popularidade do Método Nutricional Atkins, conhecido popularmente como Dieta de Atkins – dieta em moda, que preconiza a ingestão de muita proteína e gordura e pouco carboidrato, popularizada pelo Doutor Robert Atkins (1930-2003) – não foi exatamente uma surpresa para muitos especialistas em alimentos e saúde, de acordo com os pesquisadores de mercado da Mintel.

Em 2004, a Base de Dados Global de Novos Produtos (Global New Products Database – GNPD) da Mintel rastreou mais de 2,6 mil produtos lançados no mercado dos Estados Unidos com pequena ou nenhuma quantidade de carboidratos. Na primeira metade deste ano, o número caiu para 700 novos lançamentos.

“Atkins fez um bom trabalho ajudando os consumidores a entender o papel dos carboidratos na alimentação saudável”, disse o diretor de serviços de consultoria para GNPD da Mintel, Lynn Dornblaser. “A dieta surgiu muito forte e rapidamente, e então desapareceu. Esta é uma tendência freqüente em dietas, e seu desaparecimento é inevitável”.

Com a queda da dieta de Atkins, muitos consumidores estão buscando uma “próxima grande coisa”. De acordo com analistas da Mintel International, existem poucas novas tendências tentando tomar o lugar de Atkins.

Os nutricionistas norte-americanos estão começando a mostrar interesse pela dieta do Índice Glicêmico (IG) que está ganhando popularidade no Reino Unido e na Austrália. Apesar desta dieta ainda não estar apresentando o mesmo tipo de sucesso nos EUA, está conseguindo ganhar um pouco da atenção dos consumidores. A dieta IG está sendo vista como direcionadora de necessidades dietéticas individuais, diferentemente de dietas que determinam um programa único para todos.

“Os seguidores crônicos de dietas estão constantemente buscando novos esquemas e planos”, disse a analista sênior de pesquisa da Mintel, Marcia Mogelonsky. “Em contraste, o público em geral tem uma tendência maior a adotar um plano de dieta que inclua alimentos saudáveis, alimentação consciente e programas de exercícios. O antigo método de consumir alimentos saudáveis está de volta”.

Em um relatório recente da Mintel sobre as atitudes dos consumidores com relação a dietas e exercícios, somente 11% dos entrevistados disseram que estavam dispostos a tentar uma nova dieta. Entretanto, 67% dos participantes estavam tentando consumir alimentos mais saudáveis. Isso indica que muitos seguidores de dietas estão migrando para comportamentos mais tradicionais, que incluem comer melhor e se exercitar.

Fonte: Just-Food.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.