O diretor sênior da McDonald’s Corp., dos Estados Unidos, Gary Johnson, solicitou a introdução imediata de programas de rastreabilidade de bovinos. Ele disse que a rastreabilidade da carne até o bovino é a base da indústria alimentícia, que depende totalmente da confiança dos consumidores para suas futuras operações.
Em um discurso de alerta para a indústria dos EUA no Congresso Mundial de Carnes, Johnson enfatizou a ligação entre a confiança do consumidor na carne bovina e a rastreabilidade animal. Outros palestrantes do Congresso descreveram a rastreabilidade animal como uma “necessidade crítica” e uma “base não negociável” para a manutenção da confiança pública nas fontes protéicas dos alimentos.
A indústria dos EUA está buscando a adoção de programas que possam rastrear a carne bovina no varejo até os animais de origem nas fazendas, mas está enfrentando oposição de alguns setores. O sistema foi adotado no meio de 2005 pela Austrália, um importante fornecedor de carne bovina magra processada aos EUA, principalmente em hambúrgueres.
“Qualquer companhia que não possa construir e manter sua confiança pública não deve se preocupar com qualquer outra tendência na indústria alimentícia – esta companhia simplesmente não estará mais no negócio”.
O McDonald’s gasta mais de US$ 14 bilhões na produção agrícola por ano, incluindo 1,1 milhão de toneladas de carne bovina. Qualquer gasto extra para introduzir rastreabilidade hoje representa um investimento essencial na proteção da futura segurança no fornecimento de alimentos, disse ele.
A reportagem é do site MarketWatch.com.