Bolívia fecha fronteira para o Brasil
23 de setembro de 2004
Rússia considera Brasil inseguro com relação à aftosa
27 de setembro de 2004

EUA e Brasil têm nova rodada de negociações

Brasil e Estados Unidos voltam à mesa de negociações durante reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA), em Washington, na próxima semana. Liderada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Amauri Dimarzio, a delegação brasileira vai tratar de vários temas ligados às áreas sanitárias e fitossanitárias, envolvendo as exportações de carnes bovina e de frango in natura, sucos, frutas e água de coco, entre outros produtos. O encontro acontece nos dias 27, 28 e 29, na sede do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

“Nossa intenção é mostrar ao Comitê Consultivo de Agricultura Brasil-Estados Unidos os avanços nas áreas de defesa sanitária animal e vegetal. Como estamos fazendo o dever de casa com dedicação e empenho, as perspectivas de uma abertura do mercado americano são animadoras”, afirmou o secretário. Além disso, acrescentou, o governo federal está investindo cada vez mais na defesa sanitária para conferir qualidade e competitividade aos produtos agropecuários.

A delegação brasileira, explicou Dimarzio, vai apresentar aos americanos um inventário do que já foi realizado pelo Brasil na área de sanidade para acelerar o andamento de vários assuntos relacionados ao comércio bilateral. “Esperamos que eles aprovem os requisitos sanitários e análise de riscos de pragas para a importação das carnes, frutas e de outros produtos em fase de negociações”.

Em contrapartida, os EUA estão interessados em discutir a revisão pelo Brasil dos requisitos fitossanitários para o trigo americano e exportação de material genético de cabras e ovelhas, entre outros.

O secretário-executivo lembrou que, em março, técnicos do Mapa e do USDA estiveram reunidos em Brasília para elaborar propostas comuns envolvendo as áreas zoosanitária, fitossanitária, comércio e de capacitação técnica. A partir desse encontro, Brasil e Estados Unidos manifestaram a intenção de harmonizar requisitos sanitários de produtos agrícolas dos quais os dois países são grandes fornecedores mundiais.

Na época, o representante dos Estados Unidos, Kenneth Roberts, disse que, a partir da criação do comitê, Brasil e os EUA devem mudar suas relações comerciais, transformando intimidação e preocupação em cooperação. “Devemos trabalhar para estar do mesmo lado da mesa de negociação nos fóruns internacionais”, enfatizou.

O CCA é resultado de uma iniciativa dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush, durante encontro em Washington, em junho de 2003. Na ocasião, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e a secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Ann Veneman, firmaram o acordo criando o comitê.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.