Os Estados Unidos e a Coréia do Sul fecharam um acordo de livre comércio em 01/04, a parte do acordo referente à agricultura cria novas oportunidades para os produtores norte-americanos ao retirar tarifas e cotas de uma série de produtos. Pelo acordo, mais de US$ 1 bilhão em exportações agrícolas dos EUA à Coréia se tornarão imediatamente livre de tarifas.
Os Estados Unidos e a Coréia do Sul fecharam um acordo de livre comércio em 01/04, informou o site MeatNews.com. “Este é um momento histórico para ambos os países”, disse a representante comercial dos EUA, Susan C. Schwab. “O Acordo de Livre Comércio Estados Unidos-Coréia (KORUS FTA) fornecerá aos produtores rurais, processadores e prestadores de serviços dos EUA excelentes oportunidades em um mercado crescente e dinâmico. O acordo contribuirá para a transformação da Coréia em uma potência econômica do século XXI”.
A parte do acordo referente à agricultura cria novas oportunidades altamente valiosas para os produtores norte-americanos ao eliminar e retirar tarifas e cotas de uma série de produtos. Pelo acordo, mais de US$ 1 bilhão em exportações agrícolas dos EUA à Coréia se tornarão imediatamente livre de tarifas. A maioria das tarifas e cotas restantes será eliminada em fases nos primeiros 10 anos do acordo.
Os dois países começarão novas negociações para estabelecer novas diretrizes de importação para a carne bovina dos Estados Unidos em junho, de acordo com a agência de notícias da Coréia do Sul, Yonhap.
O ministro da Agricultura da Coréia do Sul, Park Hong-soo, disse que um “acordo secreto” que permitiria a entrada de carne bovina dos EUA no mercado sul-coreano em um futuro próximo que foi divulgado recentemente pela mídia não existe. “Uma vez que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) der o status de “risco controlado” para os EUA no final de maio, planejamos nos engajar nas negociações que poderão reescrever as regras atuais de importação para a carne bovina dos EUA. Os padrões de importação de carne bovina serão decididos através de uma avaliação científica de riscos e não influenciados por considerações políticas”.