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EUA: entenda o que influencia o consumo de carne bovina, desde ao preço até o tipo de embalagem

Introdução

Uma pesquisa de mercado patrocinada pelo programa Beef Checkoff dos Estados Unidos com mais de 3.000 consumidores realizada em maio de 2012 analisou os fatores limitantes de consumo de carne bovina pelos consumidores. O estudo avaliou os efeitos limitantes por meio 89 questões avaliando diversas características da carne bovina possíveis de serem limitantes de consumo, além de questões envolvendo experiências insatisfatórias com carne bovina.

O estudo descobriu que os maiores limitantes do consumo atualmente estão relacionados ao preço. Os efeitos da recessão econômica, levando muitos consumidores a reduzirem seus gastos e o aumento dos preços da carne bovina foram as principais razões para a redução do consumo de carne bovina.

Surgiram além do preço, questões relacionadas à saúde, comparando a carne bovina com outras proteínas e preocupações de que não é saudável consumir carne bovina com muita frequência. O relatório completo sobre esse estudo será publicado no 2012 Beef Issues Quarterly, que deverá sair em setembro.

Estimulando o consumo de carne bovina

Parte do estudo avaliou as táticas de promoção e divulgação que poderiam influenciar os consumidores para aumentar seu consumo de carne bovina e superar alguns dos fatores limitantes.

Essa análise apresentou uma pesquisa com 27 afirmações com informações sobre: nutrição; disponibilidade de novos cortes de carnes no varejo e restaurantes; como selecionar cortes; novas técnicas de preparo e segurança em relação às compras. Em resposta para cada pergunta, as pessoas tinham que informar o que as encorajariam para comprar ou preparar mais carne bovina. As respostas possíveis eram definitivamente não; provavelmente não; provavelmente sim e definitivamente sim.

Resultados e discussão

Questões nutricionais

As respostas mais frequentes se relacionavam aos benefícios da carne bovina e seu teor nutricional. As duas afirmações mais escolhidas eram quanto à 1) importância da carne bovina magra na manutenção de peso, construção muscular e fonte de energia para atividades físicas  e 2) se a carne bovina é saudável para o coração tanto quanto a carne de frango ou o peixe.

Outras afirmações de nutrição persuasivas se referiam à equivalência da carne bovina com a carne de frango em termos de teor de colesterol, se a carne bovina é fonte de 10 nutrientes essenciais e também informando que a maioria dos filés populares tem menos de 10% de gordura total.

Preço da carne bovina

Pesquisas vêm mostrando que o sabor e a satisfação são direcionadores primários do consumo de carne bovina. Porém esta análise dos limitantes de consumo mostrou que o preço foi o principal fator, e que valores justos para a carne bovina podem estimular o consumo para quem adora a carne bovina.

A oferta de carne bovina em embalagens familiares (grande quantidade) com preços menores teve aceitação por 64% dos consumidores. Entretanto, uma combinação de porções menores (filés de 125 a 155 gramas para porções individuais) em embalagens familiares foram mais influenciadoras, com 68% dizendo que definitivamente ou provavelmente os encorajaria a comprar mais carne.

Porções de tamanho menor, em geral, parecem ser um motivador para aumentar o consumo da carne bovina. A maioria dos consumidores (67%) disse que provavelmente comprariam mais carne bovina se tivessem mais disponibilidade de filés menores a venda; 68% disseram que estes filés de de 125 a 155 gramas com preços econômicos como encontrado em restaurantes os influenciaria a pedir carne bovina com mais frequência.

Uma combinação de tamanho da porção e nutrição também foi persuasiva, pois 67% dos consumidores disseram que comprariam mais carne se tivesse exposto nas embalagens de fiés a informação de que as porções pequenas têm menos de 200 calorias.

Conceitos de produção

A análise de fatores limitantes de consumo descobriu que pouco mais de um 33% consumidores reduziram seu consumo de carne bovina por causa de preocupações sobre a utilização de hormônios. Porém garantias limitando o resíduo na carne podem reduzir esta preocupação. Saber que há testes nos Estados Unidos que previnem a venda de carne bovina com qualquer adição de hormônio foi um motivador forte para aumentar o consumo de carne por 66% dos participantes da pesquisa, que disseram que definitivamente ou provavelmente comprariam mais carne bovina se tivessem garantias sobre os hormônios.

Similarmente, os consumidores frequentemente têm ouvido informações negativas sobre as chamadas “factory farms” (“fazendas fábricas”) e muitos acreditavam que o gado vive confinado desde o nascimento. Mais de 20% dos consumidores disseram que limitaram o consumo de carne bovina por causa de preocupação sobre as factory farms.

Entretanto, se esse quadro fosse alterado para outro onde o gado vive em pastagens durante a maior parte de sua vida, 60% dos consumidores disseram que definitivamente ou provavelmente aumentariam seu consumo de carne bovina.

Geração Millennials (1980-2000), futuros consumidores

A geração de jovens Millennials (geração nascida de 1980-2000) é composta por 80 milhões de pessoas e representam o consumidor de amanhã. Os comerciantes de todos os segmentos de produtos estão estudando o comportamento dos Millennials para descobrir a melhor forma de como vender à eles. A equipe de pesquisa de mercado do Checkoff, como pesquisadores de mercado de outras categorias de produtos, reconhecem a importância de entender os Millennials.

Esse estudo descobriu que os Millennials são menos influenciados pelas divulgações atuais e são mais influenciados por algumas que não são efetivas com outras faixas estárias. Por exemplo, por serem jovens, os Millennials não são conscientes sobre questões de saúde. Dessa forma, são menos persuadidos por divulgação sobre o quanto a carne magra pode se encaixar em dietas saudáveis para o coração e que ela tem a mesma quantidade de colesterol que a carne de frango.

O que incentivaria os Millennials a comprar ou pedir mais carne bovina são coisas como informações sobre o descongelamento do filé sem afetar o sabor e a textura (eles são muito orientados à conveniência) e mais sugestões de preparo e receitas nos pontos de venda (eles não são cozinheiros e querem ajuda). Além disso, considerando seu esclarecimento sobre tecnologia, eles seriam influenciados por um aplicativo de smartphone que poderia escanear embalagens e obter instruções de preparo para o corte da carne comprado. Quase metade dos Millennials (48%) disseram que isso os encorajaria a comprar mais carne bovina enquanto somente um terço de todos os consumidores consideraram isso persuasivo.

Conclusões

Como um limitante, as preocupações de nutrição foram somente a segunda razão depois do preço a restringir o consumo de carne bovina. Por outro lado, as informações com garantias nutricionais são as táticas mais persuasivas para encorajar os consumidores a comprar ou pedir mais carne bovina. Portanto foi verificado que as mensagens de nutrição são muito importantes. Essas são divulgações que a indústria de carne bovina está usando atualmente, mas, uma vez que aparecem informações novas (e bem-vindas) para os consumidores, fica destacada a importância de se fornecer esse tipo de mensagem.

Mais opções de valor variados com o tamanho da porção também ajudaram a estimular o consumo adicional de carne bovina. Seja em embalagens familiares, em embalagens no ponto de venda ou em restaurantes, porções pequenas atraem a maioria dos consumidores. Pode haver uma relação demográfica, pois atualmente, famílias com uma ou duas pessoas representam 62% do total das famílias dos Estados Unidos. Isso significa que a carne bovina precisa de muitas opções de publicidade no departamento de carne. Tanto no varejo como nos restaurantes, um filé menor pode ser mais econômico e mais saudável. Isso deve ser levado em consideração no desenvolvimento de novos produtos.

Finalizando, os consumidores que não conhecem a produção moderna de carne bovina continuam tendo consumo limitado. Mesmo com mensagens de nutrição, há necessidade de informar aos consumidores e aos formadores de opinião como a carne bovina é produzida e mostrar toda a tecnologia utilizada, tanto para garantir o bem-estar animal quanto para produzir um alimento seguro.

Por Rick McCarty, Vice Presidente da Issue Analysis & Strategy – NCBA.

1 Comment

  1. Carlos Magno disse:

    Além da qualidade da carne…o preço ao consumidor final é primordial na cadeia de produção!!