As exportações de carne bovina dos Estados Unidos continuaram se recuperando da queda ocorrida no começo do ano em novembro, com um aumento de 4% com relação ao nível do ano anterior, de acordo com estatísticas da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation - USMEF).
As exportações de carne bovina dos Estados Unidos continuaram se recuperando da queda ocorrida no começo do ano em novembro, com um aumento de 4% com relação ao nível do ano anterior, de acordo com estatísticas da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF).
As exportações totais de carne bovina dos Estados Unidos em novembro foram de 76.693 toneladas, com as vendas de carne in natura apresentando um aumento de 23% com relação ao ano anterior, enquanto as vendas de miúdos caíram em 27%.
Embora o aumento nas exportações seja um sinal positivo de que os indicadores econômicos mundiais estão aumentando, as exportações totais de carne bovina continuam abaixo dos níveis de 2008. Nos primeiros 11 meses de 2009, os Estados Unidos exportaram 819.778 toneladas de carne bovina no valor de US$ 2,8 bilhões, o que denota uma queda de 10% em volume e de 16% em valor comparado com o mesmo período de 2008.
Os principais mercados para a carne bovina dos Estados Unidos durante os primeiros 11 meses de 2009 baseado em volume continuou sendo o México, seguido por Canadá, Oriente Médio, Japão países da Associação da Nações do Sudeste da Ásia (ASEAN), principalmente Vietnã. Quando medidas em valor, o México continua liderando, seguido por Canadá, Japão, Coreia do Sul e ASEAN.
A publicidade negativa envolvendo o comércio de carne bovina com Taiwan pode ter impactado no desempenho desse mercado, à medida que as exportações de carne bovina em novembro declinaram quando comparado com o mês anterior. Entretanto, as exportações em novembro para Taiwan ainda excederam os níveis do ano anterior em cerca de 3% em volume e mais de 16% em valor.
As exportações ao México continuaram caindo à medida que o país continua afetado pela prolongada recessão econômica. As exportações totais de carne bovina nos primeiros 11 meses do ano caíram em 27% em volume e 35% em valor. A queda nesse importante mercado é responsável por 98,2% do declínio no volume de exportação de carne bovina com relação a 2008 e por 82,7% do declínio no valor das exportações com relação ao ano anterior.
As exportações do Canadá também declinaram esse ano – queda de 8% em volume e de 12% em valor.
Os ganhos mais significantes nas exportações de carne bovina dos Estados Unidos ocorreram para o Japão (aumento de 23% em volume e em valor), para a ASEAN (aumento de 21% em volume e de 20% em valor) e para a região de Hong Kong/China (aumento de 139% em volume e de 97% em valor).
Os dados são do site da USMEF (www.usmef.org).