As exportações totais de carne feitas pelos Estados Unidos neste ano deverão cair com relação ao ano passado pela primeira vez desde 1985, de acordo com o Departamento de Agricultura do país (USDA), devido principalmente à redução nas exportações de carne de aves, cujas previsões atuais são de um declínio de 11%, com relação aos níveis exportados no ano passado. As exportações totais de carne norte-americanas deverão se recuperar em 2003, mas as previsões ainda são de níveis mais baixos do que os obtidos em 2001.
A previsão de exportações de carne bovina dos EUA em 2002 é de 1 milhão de toneladas. As exportações de carne bovina dos EUA permaneceram em torno de 1 e 1,1 milhão de toneladas desde 1999, atingindo seu recorde em 2000.
O surgimento de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Japão, o maior mercado de exportação de carne bovina dos EUA, reduziu significativamente a demanda por carne bovina neste país asiático neste ano.
A crescente demanda por cortes menos caros de carne suína e de aves pelo Japão deverá auxiliar também no declínio das exportações de carne bovina para este mercado em 2002. Entretanto, para 2003, as exportações de carne bovina dos EUA deverão atingir o volume de 1,1 milhão de toneladas, com exportações para a Coréia e para o México se mantendo fortes.
Fonte: Wisconsin Ag Connection, adaptado por Equipe BeefPoint