As exportações americanas de produtos do agronegócio à América do Sul quase dobraram nos últimos quatro anos e alcançaram o recorde de US$ 8 bilhões em 2014, segundo levantamento divulgado ontem pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Na última década, o aumento das vendas superou 300%.
Esse crescimento é atribuído pelo USDA a fatores como os acordos de livre comércio firmados pelos EUA com países como Colômbia, Peru e Chile e também à redução das exportações da Argentina aos vizinhos. Os embarques aos países com os quais Washington estabeleceu acordos de livre comércio na região já representam 56% das vendas totais do agronegócio americano à América do Sul e 37% das importações setoriais sul-americanas.
A progressiva queda das exportações da Argentina a países vizinhos proporcionou que, pela primeira vez em duas décadas, os EUA superassem o país nas exportações de produtos do agronegócio à América do Sul. “As exportações argentinas caíram por três anos seguidos até 2014 e ficaram 15% menores que em 2011”, diz o USDA.
Já os embarques de produtos do agronegócio dos EUA para a Colômbia, outro importante parceiro da Argentina, aumentaram 120% por conta das restrições impostas pela Casa Rosada.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.