Brasil bate recorde de participação no comércio global agropecuário
20 de maio de 2015
Diesel atinge maior valor médio desde 2011 no Mato Grosso
20 de maio de 2015

EUA exportam mais a países da América do Sul

As exportações americanas de produtos do agronegócio à América do Sul quase dobraram nos últimos quatro anos e alcançaram o recorde de US$ 8 bilhões em 2014, segundo levantamento divulgado ontem pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Na última década, o aumento das vendas superou 300%.

Esse crescimento é atribuído pelo USDA a fatores como os acordos de livre comércio firmados pelos EUA com países como Colômbia, Peru e Chile e também à redução das exportações da Argentina aos vizinhos. Os embarques aos países com os quais Washington estabeleceu acordos de livre comércio na região já representam 56% das vendas totais do agronegócio americano à América do Sul e 37% das importações setoriais sul-americanas.

A progressiva queda das exportações da Argentina a países vizinhos proporcionou que, pela primeira vez em duas décadas, os EUA superassem o país nas exportações de produtos do agronegócio à América do Sul. “As exportações argentinas caíram por três anos seguidos até 2014 e ficaram 15% menores que em 2011”, diz o USDA.

Já os embarques de produtos do agronegócio dos EUA para a Colômbia, outro importante parceiro da Argentina, aumentaram 120% por conta das restrições impostas pela Casa Rosada.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.