Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 17-agosto-2023
18 de agosto de 2023
Bolha da carne falsa estourou? 
18 de agosto de 2023

EUA exportam menos carne, mas reduzem compras do Brasil

exportações de carne bovina dos EUA

Os Estados Unidos atualizaram os dados sobre o mercado de carne nesta quinta-feira (17). A capacidade de exportação dos norte-americanos, principalmente no que se refere à carne bovina, cai, mas as importações da proteína do Brasil também recuam.

Os Estados Unidos compraram 36% menos carne bovina do Brasil no primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano passado. No mesmo período, adquiriram 51% a mais da Austrália.

O potencial americano para suprir o mercado externo, no entanto, está sendo menor, o que deixa mais espaço para os brasileiros. Conforme estimativas do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a produção norte-americana recua para 12,3 milhões de toneladas neste ano, 4% a menos do que no ano passado. Em 2024, a queda será ainda maior, caindo para 11,4 milhões de toneladas.

Com a queda na oferta interna, o potencial de exportação dos EUA diminui para 1,46 milhão de toneladas neste ano, 9% a menos do que em 2022. Em 2024, o setor voltará a exportar menos, com retração de 7,5% no volume, segundo o Usda.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Os comentários estão encerrados.