Paraná: Expoingá prevê participação de oito mil animais
4 de maio de 2004
Classificação de carcaças terá regras em 60 dias
6 de maio de 2004

EUA faz campanha para construir demanda por carne bovina entre consumidores mexicanos

Os esforços de marketing da carne bovina dos Estados Unidos estão funcionando no México, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF). O México é consistentemente o segundo mercado exportador da carne bovina dos EUA, com exceção do ano de 2002, quando este mercado foi o número um, ultrapassando o Japão – o primeiro.

“Nós estamos mantendo o foco de nossos esforços de marketing diretamente nos consumidores mexicanos por várias razões”, disse o vice-presidente da USMEF, Richard Fritz. “Uma de nossas metas é aumentar a consciência sobre os aspectos nutricionais da carne bovina como parte de uma dieta saudável. A população do México, que está crescendo e projetada para chegar em 106 milhões em 2005, é relativamente jovem, com 50% da população com menos de 25 anos de idade. Além disso, nas grandes cidades, onde a renda tende a ser maior, há um crescente apetite por carnes”.

A atual campanha voltada aos consumidores da USMEF traz a celebridade mexicana Luz Blanchet promovendo a carne bovina dos EUA em outdoors, revistas de consumidores e o popular show mexicano de televisão com mulheres donas de casa. Alguns dos anúncios mostram Blanchet dizendo que adora carne bovina dos EUA por seus baixos níveis de gordura e colesterol, trazendo a mensagem de que a carne bovina faz com que ela se sinta forte e vigorosa. Outros anúncios de Blanchet mostram que a carne bovina é deliciosa e parte de uma dieta saudável. Alguns comerciais de televisão mantêm seu foco nos níveis saudáveis de zinco, ferro e proteína da carne bovina dos EUA para crianças em crescimento. “Esta campanha, juntamente com outros esforços de marketing da USMEF, tem ajudado a aumentar a conscientização sobre a carne bovina dos EUA e tem tido um impacto positivo nas opiniões e no comportamento de compra dos consumidores mexicanos”, disse Fritz.

A cada dois anos a USMEF conduz um estudo para saber a opinião dos consumidores e o comportamento com relação à carne bovina. De acordo com os últimos dados de pesquisa, a conscientização sobre a carne bovina dos EUA pelos consumidores mexicanos aumentou significantemente no último ano, atingindo o pivô de 74% contra 67% em 2001. De forma geral, as atitudes com relação à carne bovina melhoraram significantemente desde 2001 em todos os atributos medidos. Dentre as pessoas pesquisadas, 89% concordaram que a carne bovina é “fácil de preparar” e 87% concordaram que é “deliciosa”, comparado com 80% e 75%, respectivamente, em 2001.

Além disso, mais consumidores mexicanos disseram que a carne bovina no geral é “fresca” (85% contra 66%) e “segura para consumir” (79% contra 59%), comparado com a pesquisa de 2001. Também, mais pessoas classificaram a carne bovina dos EUA como de “alta qualidade” (54% contra 43%) e de “bom valor” (58% contra 40%) em 2003 com relação à pesquisa de 2001.

Fritz disse que o estudo também mostrou significantemente mais pessoas respondendo que compraram carne bovina em 2003 (42% contra 25%), e que a carne bovina dos EUA era claramente a favorita entre as de outros países. Quase 75% das pessoas pesquisadas que tinham ouvido ou visto propaganda de carne bovina importada disse que a propaganda era de carne dos EUA. Dentre os mexicanos que conheciam as propagandas da carne bovina dos EUA, 53% viram os anúncios da televisão e 51% em estabelecimentos de varejo.

Quando a USMEF lançou sua campanha com a Blanchet no final de 2002, um novo “selo” com o logotipo dos EUA também foi introduzido para comunicar os valores nutricionais e de segurança da carne do país. Similar ao selo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) contendo “Aprovado pelo USDA”, familiar nos EUA, o selo da USMEF, trazia as cores da bandeira nacional do México com o slogan “Alimente-se de forma saudável com a carne de rês americana!”. A frase “alimente-se de forma saudável” é muito popular no México e é vista como um convite para ter uma dieta saudável. O estudo mostrou que aproximadamente 80% dos pesquisados se lembravam de ter visto ou ouvido o slogan “Alimente-se de forma saudável” no último mês e quase metade deles o associava com a carne.

Outro estudo conduzido pela USMEF com os consumidores mexicanos mostrou que o selo da federação tinha atingido sua meta. Esta pesquisa mostrou que este selo, que também traz um pequeno coração, chama atenção e passa a mensagem de que a carne bovina dos EUA é uma carne de excelente qualidade e parte de uma dieta saudável. Além disso, o logo da USMEF contém as palavras “Carne dos EUA: Qualidade em carnes”, e é reconhecido como uma marca, ganhando a confiança entre os consumidores mexicanos.

“Outros esforços educacionais e promocionais estão sendo feitos. Estes estudos confirmam que nós estamos desenvolvendo a imagem da carne bovina dos EUA como de alta qualidade, nutritiva, fresca, segura e de bom valor entre os consumidores mexicanos. E isso está ajudando a construir a demanda por nosso produto”, disse Fritz.

De acordo com estatísticas do USDA, o México foi o segundo maior importador de carne bovina dos EUA (incluindo cortes não convencionais) em 2003 e um dos poucos importantes mercados atualmente abertos para as importações de carne bovina dos EUA. O total de carne bovina dos EUA (incluindo cortes não convencionais) exportados ao México em 2003 foi de 335,847 mil toneladas, no valor de mais de US$ 877 milhões.

A USMEF é a associação comercial responsável pelo desenvolvimento de mercados internacionais para a indústria de carnes vermelhas dos EUA e é financiada pelo USDA, companhias de exportação e programas de arrecadação de fundos das indústrias de carne bovina, suína, milho, sorgo e soja.


Anúncio de Luz Blanchet

Fonte: Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.