Tecnologia da informação
20 de junho de 2002
Pecuarista acredita que indústria deve pagar mais por carne rastreada
24 de junho de 2002

EUA faz campanha para vender mais carne na Coréia do Sul

A Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF) realizou na Coréia do Sul o evento chamado Butchers Contest (Torneio de Açougueiros), designado a produzir novas formas de comercialização das carnes norte-americanas no país asiático.

O tema utilizado na campanha mais recente foi delicious meat making (produção de carnes deliciosas). O conceito foi designado para aproximar as carnes resfriadas dos EUA dos consumidores através da sugestão de métodos para cortes de carnes que possam ser utilizados em pratos fáceis e simples de se preparar. Sendo assim, foi feito um torneio para avaliar os dotes dos participantes finalistas em promover cortes de carnes. A companhia que demonstrou mais eficiência nos métodos de cortes de carnes venceu o torneio.

O torneio demonstrou efetivamente a demanda por carne bovina resfriada nas lojas da Coréia e expandiu a mensagem sobre as carnes vermelhas norte-americanas entre os usuários e consumidores, através da publicidade gerada pelo evento. Os juízes do torneiro eram celebridades que visitaram todas as 10 lojas para avaliar as dicas de cozimento, higiene, habilidade de comercialização, exibição, variedade de carne norte-americana resfriada utilizada, entre outros fatores. Durante a competição, o USMEF forneceu material informativo, bem como uma equipe promocional para auxiliar nas vendas das carnes do país.

As cinqüenta e seis lojas que vendem carnes resfriadas dos EUA na Coréia do Sul participaram do Oitavo Torneio Anual de Açougueiros da Coréia feito pelo USMEF 2002. Desses participantes, 10 estabelecimentos representando líderes no varejo, como Lotte Magnet, L.G., Samsung Tesco e E-Mart participaram da final, que foi realizada no hotel J.W.Marriott, em Seul. O estabelecimento chamado Hwajung, de Lotte Magnet, ganhou o grande prêmio.

O torneio feito neste ano abrangeu todo o país e contou com a cobertura completa da mídia da Coréia, como ocorre com grandes eventos. Artigos sobre este evento foram publicados em 3 jornais diários da Coréia do Sul e em 10 revistas. O jornal Seoul Economic Daily utilizou a cobertura do evento para promover uma discussão sobre as importações de carne em geral. Além da mídia impressa, uma rede de notícias da televisão a cabo (YTN) cobriu o torneio como um agressivo modelo de marketing para os varejistas coreanos. A rede MBC fez um documentário sobre o torneio e o canal Food Channel, uma rede de receitas da TV a cabo, também cobriu o evento em uma reportagem de 8 minutos.

Os estabelecimentos de varejo que participaram deste torneio venderam 25% mais carne bovina dos EUA durante o evento, e cerca de 6,5% a mais no período imediatamente após a promoção.

Em 2001, a Coréia do Sul foi o terceiro maior mercado para as exportações de carne bovina dos EUA, importando 145,946 mil toneladas, no valor de mais de US$ 385,6 milhões. Enquanto as vendas no ano passado caíram, com relação ao ano anterior, durante o primeiro trimestre deste ano essas apresentaram um forte aumento, sendo de 60% em volume e 81% em valor, com relação ao ano de 2001.

Fonte: USMEF, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.