Os Estados Unidos fizeram um recall de cerca de 9,8 milhões de quilos de carne moída que podiam estar contaminados com a bactéria E.coli. O vice-secretário de segurança alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Richard Raymond, disse que está sendo feita uma investigação para encontrar falhas de segurança contra E.coli na planta da empresa Topps Meat Co., em New Jersey, onde a carne possivelmente contaminada foi processada.
Os Estados Unidos fizeram um recall de cerca de 9,8 milhões de quilos de carne moída que podiam estar contaminados com a bactéria E.coli, segundo o The Associated Press.
O vice-secretário de segurança alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Richard Raymond, disse que está sendo feita uma investigação para encontrar falhas de segurança contra E.coli na planta da empresa Topps Meat Co., em New Jersey, onde a carne possivelmente contaminada foi processada. No entanto, ele disse que o Governo nos EUA está com o controle da situação.
“Eu acho que o fornecimento de carne norte-americano é o mais seguro do mundo”, disse Raymond em uma entrevista à rede CBS. “Um recall como este mostra que estamos em ação, estamos fazendo nossas inspeções, nossas investigações, e respondendo quando encontramos problemas para garantir que a oferta é segura”.
O recall foi feito após mais de doze pessoas em oito estados terem adoecido, com vários casos confirmados de E.coli oriundo dos produtos da Topps. Outros casos estão sendo investigados.
Raymond pediu que os consumidores tomem medidas de precaução quando manipularem a carne crua em casa, incluindo: lavar as mãos quando manipularem os produtos de carne crua, usar uma tábua separada de corte para preparo das carnes, cozinhar as carnes a mais de 70ºC e usar um termômetro de alimentos para verificar a temperatura.
As pessoas também devem verificar os produtos em seus refrigeradores para se certificar de que não há carne do lote recolhido, disse ele.
Um oficial da Topps disse que a companhia está aumentando seus procedimentos de segurança alimentar com microbiologistas e especialistas em segurança alimentar.