O Friboi, atualmente líder no mercado nacional e o maior exportador brasileiro de carne bovina, poderá realizar oferta para compra da Swift & Co, empresa frigorífica com sede nos EUA.
O Friboi, atualmente líder no mercado nacional e o maior exportador brasileiro de carne bovina, com abate e processamento de 22.600 bovinos por dia, poderá realizar oferta para compra da Swift & Co, empresa frigorífica com unidades nos EUA e Austrália.
A JBS S.A., companhia controladora do Friboi, comunicou esta semana, em ato relevante à Comissão de Valores Mobiliários, “que foi convidada a participar do processo de análise para compra da Swift & Co., empresa norte-americana que atua no ramo de frigorificação de bovinos e suínos”.
No comunicado JBS deixa claro que ainda “não deliberou sobre o interesse de estar fazendo efetiva oferta para a participação do mesmo” e que no dia 3 de maio de 2007 “foi postada correspondência em caráter confidencial à Presidência dessa Comissão”.
Segundo reportagem do Valor Econômico, a oferta do Friboi pela Swift & Co Holding Company Inc. poderá ser de US$ 1,5 bilhão. Tornando a empresa uma das maiores do mundo no setor, caso as negociações evoluam e e aquisição seja efetivada.
André Camargo, Equipe BeefPoint
0 Comments
Da maneira que fazem com o produtor, no abate dos bovinos ou seja, retirada de mais de uma @ de carne por cada animal abatido, que fica de graça para os frigoríficos podem comprar tudo no Brasil e em outros países do mundo.
Será que lá nos EUA vão poder fazer isso com os produtores de gado de corte? Penso que não, devido aos pecuaristas de lá serem mais unidos e organizados do que os brasileiros.
Em um mundo globalizado, essa é uma tendência natural no mercado, embora não deixa de surpreender o fato de o grupo JBS S.A. ter esse fôlego todo para a compra da Swift & Co.
Com tanto dinheiro para bancar uma compra dessa, faz jus sua participação na relação dos integrantes do cartel da carne.
Gladston Machareth