Mercado Físico da Vaca – 06/11/08
6 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 07/11/08
10 de novembro de 2008

EUA: frigorífico reduz produção devido a demanda fraca

Os frigoríficos de carne bovina dos Estados Unidos estão de olho na passagem do feriado de Ação de Graças, que ocorre em novembro, à medida que a demanda por carne bovina declina em meio à crescente demanda por outras proteínas. Os frigoríficos estarão reduzindo as horas de produção nesta semana à medida que as margens caem neste período.

Os frigoríficos de carne bovina dos Estados Unidos estão de olho na passagem do feriado de Ação de Graças, que ocorre em novembro, à medida que a demanda por carne bovina declina em meio à crescente demanda por outras proteínas, como o peru, por exemplo, disse o analista da HedgersEdge, Andy Gottschalk ao MeatingPlace.com.

Gottschalk disse que os frigoríficos estarão reduzindo as horas de produção nesta semana à medida que as margens caem neste período. A HedgersEdge, uma firma de pesquisa de mercado de agronegócios, calculou margens negativas para a carne bovina, de US$ 34,89 por cabeça, na semana passada. Gottschalk disse que os processadores estão “perdendo dinheiro por causa da fraca demanda por carne bovina”.

O presidente da firma especialista em mercado futuro, Hales Trading Co., David Hales, disse que os frigoríficos estão pedindo por preços bem maiores à medida que tentam compensar as margens prejudicadas.

A demanda doméstica está baixa em todos os tipos de restaurantes, com declínios significantes nas vendas. A atividade varejista desacelerou de agosto a setembro.

Hales atribuiu o declínio nos valores nos últimos três meses ao fato da carne bovina estar com preços muito altos, com os consumidores mudando os hábitos de consumo. “Estou percebendo que os varejistas, distribuidores e atacadistas não estão querendo fazer estoques próprios nestas condições econômicas e isso está mantendo os frigoríficos na defensiva”.

Parcialmente culpado pelas margens ruins está o alto valor do dólar dos EUA, prejudicando os créditos. O dólar também está prejudicando as exportações.

Porém, com um forte declínio nos valores da carne bovina, as margens varejistas do produto estão agora maximizadas. Assim que passar o Dia de Ação de Graças, os varejistas começarão a reduzir seus preços ou apresentar agressivamente a carne bovina. “Essas ações estimularão os consumidores a consumir mais carne bovina”.

Gottschalk disse que a queda nos preços do gás também ajudará a estimular a demanda por carne bovina, à medida que os consumidores deslocarão as economias relacionadas a isso a outras compras.

A matéria é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.