A editora do Agri Marketing, Lynn Henderson, disse que as empresas que vendem produtos para pecuaristas têm uma visão um pouco negativa do atual ambiente econômico, à medida que os maiores custos dos insumos prejudicam as margens mesmo com o alto preço do gado. No entanto, a previsão de longo prazo deles é mais positiva.
Analistas e gestores do agronegócio dos Estados Unidos acreditam que a economia agrícola e o ambiente para negócios se fortalecerão em 2013, de acordo com pesquisa feita pela revista Agri Marketing e pelo Conselho Agrícola do American Business Media (ABM).
A pesquisa combina respostas de várias questões para calcular o “Índice de Confiança dos Comerciantes Agrícolas” (Agri-Marketers Confidence Index – ACI) relacionado às atuais condições e um índice similar para uma previsão de longo prazo. A pesquisa mais recente, conduzida em outubro, mostra o ACI para as atuais condições em 84, menos que os 94 na mesma pesquisa conduzida em junho. O ACI para expectativas para os próximos 12 meses, entretanto, estava em 89, significativamente mais que o índice em junho, que era de 72. O ACI total melhorou de 81 em junho para 87 em outubro.
Questionados sobre como estarão as condições de negócios no mercado agrícola americano nos próximos 12 meses, 45% dos executivos pesquisados responderam que o negócio será melhor, 53% esperam que as condições continuem estáveis e 2% esperam condições piores. Esses dados se comparam om 33%, 54% e 13%, respectivamente, na pesquisa de junho.
Quando foi pedido para avaliarem a situação atual e para os próximos 12 meses para produtores rurais dos Estados Unidos, 65% classificaram a situação atual como positiva e 46% esperam que as condições melhorarão nos próximos 12 meses. Outros 46% esperam que as condições se mantenham as mesmas nos próximos 12 meses. Entre os que responderam, 41% esperam aumento no orçamento para 2013, enquanto 62% esperam que seus orçamentos comerciais permanecerão os mesmos.
A editora do Agri Marketing, Lynn Henderson, disse que as empresas que vendem produtos para pecuaristas têm uma visão um pouco negativa do atual ambiente econômico, à medida que os maiores custos dos insumos prejudicam as margens mesmo com o alto preço do gado. No entanto, a previsão de longo prazo deles é mais positiva. “A especulação é de que preços maiores das colheitas pressionarão a área plantada para cima no próximo ano. Com qualquer coisa próximo aos rendimentos normais, os preços da colheita poderão cair substancialmente, trazendo a lucratividade de volta ao setor pecuário”.
A reportagem é da Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.