Por que todas as atenções estão voltadas para Cancun
9 de setembro de 2003
Argentina declarou emergência em Salta
11 de setembro de 2003

EUA importam primeiro carregamento de carne bovina do Canadá desde maio

Os Estados Unidos importaram seu primeiro carregamento de carne bovina do Canadá desde que o comércio deste produto entre os dois países foi suspenso em maio, devido ao surgimento de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, na província canadense de Alberta, segundo informou um oficial da Alfândega dos EUA na sexta-feira.

Cerca de 17,69 mil quilos de carne de vitelo canadense foram importados através de Buffalo, Nova York, na quinta-feira, segundo a porta-voz da Alfândega dos EUA, Sue Challis. A carne de vitelo é oriunda de animais abatidos antes de completarem três meses de idade.

Na semana retrasada os EUA divulgaram sua primeira permissão de importação de produtos derivados de carne bovina canadense de “baixo risco” desde o surgimento do caso de EEB em Alberta em 20 de maio, mas os dois países estavam discordando na forma de separar a carne.

No entanto, os parceiros comerciais chegaram a um acordo na quinta-feira sobre como os abatedouros canadenses podem manter a carne bovina sem osso de animais jovens separada das partes de carnes de animais mais velhos. Os EUA somente aceitarão carne bovina sem osso de bovinos canadenses de menos de 30 meses de idade.

Challis disse que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) somente determinou 48 permissões de importações para carne bovina e produtos derivados encaixotados. O relaxamento da barreira permitirá que o Canadá exporte cerca de 40% de seu valor normal de carne bovina, segundo estimado por oficiais do USDA. Não deve ser esperado um grande aumento nas importações de carne bovina canadense, de acordo com especialistas da indústria.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe Beefpoint

Os comentários estão encerrados.