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EUA: indústria da carne internacional se reúne em evento da USMEF

Mais de 100 compradores e vendedores de carnes vermelhas do Hemisfério Ocidental se reuniram em Bogotá, Colômbia, na semana passada onde relações foram feitas e renovadas. Assim as carnes bovina, suína e de cordeiro dos Estados Unidos mudaram de mãos melhorando o cenário para os produtores rurais de Washington a New England.

Mais de 100 compradores e vendedores de carnes vermelhas do Hemisfério Ocidental se reuniram em Bogotá, Colômbia, na semana passada onde relações foram feitas e renovadas. Assim as carnes bovina, suína e de cordeiro dos Estados Unidos mudaram de mãos melhorando o cenário para os produtores rurais de Washington a New England.

O evento foi a Segunda Exposição Anual de Produtos na América Latina, organizado pela Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF, sigla em inglês), com o suporte financeiro fornecido pelo Programa de Acesso a Mercados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), pelo Conselho de Carne Bovina de Nebraska, pelo Pork Checkoff e pela Associação de Produtores de Soja de Illinois. Esse evento se seguiu à exibição extremamente bem sucedida ocorrida há um ano no Panamá.

A principal atração foi mais de 50 compradores representando 10 países da América Central e do Sul. Ao redor deles estava processadores e exportadores, de corporações internacionais até pequenos comerciantes independentes.

Para alguns exportadores, a exibição é uma janela para um novo universo de futuros clientes. O dono da Mercer Meat Company de Dallas, Howard Milner, aprendeu o valor de uma exibição da USMEF no evento do Panamá em 2011. “Antes da exibição do Panamá, nossa principal base de clientes era no México. Nós conseguimos vários novos contratos no evento do Panamá e aumentamos nosso negócio na América Central em 50%”.

O valor, de acordo com Milner, que foi ecoado por uma série de outros exportadores, é reunir os compradores interessados com uma variedade de vendedores. “Esse é um recurso valioso”, disse Milner, referindo-se à exibição e à sua participação como membro da USMEF. “Depois de fundar minha companhia em 2010, tomei a decisão de crescer através das exportações. A USMEF fornece uma ampla lista de clientes. Dentro de um mês de participação, Liz Wunderlich (representante da USMEF no Caribe) me ajudou a obter minha primeira venda na Jamaica”.

Dan Halstrom (esquerda), vice-presidente sênior de marketing e comunicações, com Rod Gray, produtor de gado de Harrison, Nebraska, e membro da Diretoria do Conselho de Produtores de Carne Bovina de Nebraska.

Desde esse primeiro ano, Milner adicionou dois empregados – triplicando o tamanho de sua equipe – e viu seu negócio passar de 30% de exportações no ano um para 70% no ano dois, dobrando suas vendas. Ele não quis perder a oportunidade na Colômbia.

Compartilhando a visão de Milner com perspectiva de processador, bem como de exportador, o diretor executivo de marketing da Agri Beef Company, Jay Theiler, viu a exibição da Colômbia como uma continuação de sua longa relação com a USMEF. “A melhor forma de caracterizar o retorno em um investimento de um evento como esse – e trabalhando com a USMEF nas exportações – é dizer que as exportações da Agri Beef mais que dobraram nos últimos cinco anos. É uma questão de combinar o produto certo com o mercado certo de exportação. A combinação certa beneficia a todos, do produtor de gado ao processador”.

Theiler disse que, até recentemente, a Agri Beef focava suas energias de exportação nos mercados asiáticos, mas a América Central e do Sul oferecem novos potenciais para melhorar os retornos e maximizar o potencial de lucros de cada animal processado.

De uma perspectiva da fonte de financiamento por trás da exibição, Rod Gray do Conselho de Carne Bovina de Nebraska, ficou satisfeito com as vendas do evento e com o interesse mostrado pelos compradores. “Vejo o valor que o encontro trás para o Programa Beef Checkoff. A indústria agrícola na América precisa unir seus recursos para ser competitiva em escala global. A USMEF é a ferramenta que reúne os financiamentos do checkoff com os recursos do Programa de Acesso a Mercados do USDA e o financiamento de outros grupos”.

A animação com relação à exibição da Colômbia ficou evidente dos dois lados. Os compradores expressaram sua satisfação pela oportunidade de aprender mais sobre a carne vermelha dos Estados Unidos e ganhar contatos valiosos com uma gama mais ampla de exportadores americanos. Operador do La Unica importadores em El Salvador, Juan Edgardo Hernandez disse que “antes de participar da exibição de produtos no Panamá, trabalhávamos com somente poucos fornecedores dos Estados Unidos. Agora, temos mais fontes e uma referência melhor para produtos e serviços. Os produtos dos Estados Unidos adicionam valor à nossa marca, porque as pessoas em El Salvador sentem que os produtos dos Estados Unidos têm alta qualidade”.

O presidente da Global Food Traders, na República Dominicana, Sadi Velex, apreciou os contratos de vendas, bem como as sessões educacionais. “Essa demonstração de cortes (conduzida pelo professor assistente da Universidade do Estado do Colorado, Dale Woerner) foi excelente. Isso nos ajudará a explicar os cortes melhor a nossos clientes, bem como buscar cortes alternativos em uma época de preços altos”. 

Professor assistente da Universidade do Estado do Colorado, Dale Woerner fazendo uma demonstração de cortes.

Embora ainda não tenha sido anunciado novo local, baseado nos retornos positivos recebidos nos eventos no Panamá e na Colômbia, a USMEF já está planejando um novo evento em 2013. Os detalhes serão divulgados nos próximos meses.

Fonte: USMEF, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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