Minas Gerais avança nas ações para 2a Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa
29 de setembro de 2003
Leilão Brahman acontece em Mato Grosso
1 de outubro de 2003

EUA: Indústrias alimentícias formam aliança em prol da segurança alimentar

As companhias dos Estados Unidos Burger King Corp., Swift & Co., Consolidated Beef Producers, Mr. Goodcents Subs & Pastas, e outras companhias líderes no setor de alimentos lançaram uma nova iniciativa em prol da segurança alimentar. Trata-se de um sistema pertencente e dirigido pelos membros do grupo chamado VeriPrime direcionado a “pressionar pelas necessidades de segurança alimentar e pelas preocupações dos consumidores por um fornecimento de alimentos seguros e sem riscos”.

O plano é começar com a indústria de carne bovina e então, “depois de estabelecida a presença”, estender os serviços para outros alimentos, tendo sido citados especificamente as carnes suína, de frango e de peru, e os peixes. A Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos EUA (National Cattlemen’s Beef Association – NCBA) tem apoiado os conceitos e o sistema da VeriPrime.

Muitos “grandes e pequenos produtores de carne bovina” estão registrados neste sistema, representando mais de 60% do mercado de bovinos de engorda dos EUA, de acordo com o diretor executivo da VeriPrime, Scott Crain.

Esta aliança está trabalhando com o governo, com a indústria de alimentos, com grupos de consumidores e de comércio para identificar e implementar procedimentos para aumentar as medidas de controle de doenças transmitidas por alimentos, de acordo com um relato divulgado. A VeriPrime está construindo uma fundamentação para promover a ampla identificação e rastreabilidade animal, que também dará suporte às proteções anti-bioterrorismo e uma capacidade mais rápida de recolhimento de alimentos contaminados. O sistema de identificação colocará marcadores nos rebanhos bovinos do nascimento ao abate, marcando cada bezerro nascido com um identificador codificado. A companhia planeja expandir o rastreamento dos animais e carnes importados do Canadá e do México.

A aliança prescreverá ao Conselho Nacional de Redes de Restaurantes e ao Instituto de Comercialização de Alimentos os padrões de bem estar animal. Esta também se dirigirá a assuntos como encefalopatia espongiforme bovina (EEB), incluindo a inspeção e o monitoramento dos fornecedores e processadores de alimentos.

À medida que a VeriPrime se expandir, assuntos adicionais importantes serão investigados, incluindo o uso de antibióticos não terapêuticos e a presença de níveis residuais em alimentos, disse Crain.

Fonte: Dairy Herd Management, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.