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EUA: Iniciativas de promoção da carne bovina para 2006 são aprovadas

O Comitê Operacional de Promoção da Carne Bovina dos Estados Unidos aprovou um amplo plano de marketing para este produto pelo programa Beef Checkoff – que arrecada fundos para promover a carne bovina através de uma contribuição dos próprios produtores de carne do país -, com o objetivo de construir a demanda através de temas como nutrição, segurança e satisfação dos consumidores. O plano financiará promoção, pesquisa e programas de informação no ano fiscal de 2006 e é designado a construir a demanda por carne bovina usando os fundos do Beef Checkoff da Comissão de Produtores de Carne Bovina (Cattlemen’s Beef Board – CBB).

Após um dia e meio de apresentação e discussão, o Comitê Operacional – 10 representantes dos produtores da CBB e 10 membros da Federação dos Conselhos Estaduais de Carne Bovina – fez uma seleção das atividades do programa que acredita que criará as melhores oportunidades para os produtores de bovinos no próximo ano fiscal, que começou em primeiro de outubro. O plano precisa ser aprovado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) antes de qualquer fundo ser gasto.

As entidades que estão incluídas nas propostas do programa são Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos Estados Unidos (National Cattlemen’s Beef Association – NCBA), Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF), American National CattleWomen (ANCW), Conselho de Importadores de Carnes da América, Associação Nacional dos Produtores de Gados e Associação Americana de Vitelo.

“Nós temos uma dura tarefa para executar, porque temos muitos grandes projetos de propostas, mas obviamente um número limitado de dólares para investir”, disse o presidente do Comitê Operacional e da CBB, Al Svajgr. “No final, entretanto, eu acho que o comitê fez uma seleção dos projetos que darão aos produtores e importadores que contribuem com o Checkoff o melhor retorno possível para seus investimentos durante o próximo ano”.

De acordo com Svajgr, o plano de trabalho inclui verba para publicidade, pesquisa, programas de informação para responder às demandas dos consumidores para produtos de carne bovina convenientes, saborosos e macios, ao mesmo tempo dando aos produtores as informações que eles precisam para manter um fornecimento seguro que mantém a forte confiança dos consumidores – em seus produtos e em sua indústria.

O plano de trabalho do Beef Checkoff aprovado para o ano fiscal de 2006 inclui:

– Mais de US$ 27 milhões para promoção. Os esforços de promoção incluirão cerca de US$ 15,1 milhões para esforços de publicidade com os consumidores coordenados pela NCBA, além do suporte ao marketing varejistas; o National Beef Cook-Off (receitas com carne bovina), gerenciado pela ANCW; marketing no setor de foodservice; novos produtos e iniciativas culinárias e promoção da carne de vitelo;

– Cerca de US$ 7,44 milhões para projetos de pesquisa focados em uma variedade de assuntos críticos, incluindo segurança da carne bovina, melhora de produtos e pesquisas em mercado e nutrição;

– Um total de US$ 5,96 milhões para programas de informação ao consumidor, incluindo cerca de US$ 2,7 milhões para relações públicas, além de cerca de US$ 471 mil para educação e informações de jovens;

– US$ 1,46 milhão para projetos de informação da indústria. Esta área inclui investimentos em programas de garantia de qualidade de carne bovina e de vitelo, o programa National Beef Ambassador (Embaixador Nacional de Carne Bovina), e esforços para obter informações precisas sobre a indústria de carne bovina e combater informações erradas de grupos anti-carne bovina;

– Mais de US$ 5 milhões para esforços de marketing no mercado estrangeiro pela USMEF, incluindo programas de educação e marketing da carne bovina dos EUA no Caribe, América Central e do Sul, Grande China, Europa, Japão, México, Coréia, Oriente Médio, Rússia e Taiwan;

– Mais de US$ 2,4 milhões para comunicações dos produtores, que inclui comunicações com produtores de carne bovina, de vitelo e de leite através de esforços coordenados da CBB, NCBA e conselhos de carne bovina, bem como US$ 3,2 mil para comunicações com importadores através do Conselho de Importadores de Carnes da América e US$ 350 mil no “Beefmobile”, um caminhão enfeitado com o tema carne bovina que viaja pelos celeiros de leilões e locais secundários de consumidores para compartilhar informações sobre carne bovina e sobre o programa Beef Checkoff. O projeto Beefmobile é gerenciado pela CBB e pela NCBA.

Um valor separado de US$ 8,9 milhões em alocações da Federação de Conselhos Estaduais de Carne Bovina aumentará o financiamento do Checkoff financiando programas nacionais de promoção por US$ 3,4 milhões; pesquisas por US$ 1,2 milhão; informações aos consumidores, por US$ 766 mil; informações das indústrias, por US$ 867 mil; esforços de marketing no estrangeiro, por US$ 2 milhões; e programas de comunicações com os consumidores, por US$ 710 mil.

Programas autorizados pelo Comitê Operacional agora precisam ser aprovados pelo USDA antes de qualquer dinheiro ser gasto.

Fonte: AgriNewsPubs.com, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Daniel De Stéfani disse:

    Ao ler esta matéria fico imaginando que todo este investimento de marketing, inclusive as recentes reações dos produtores europeus, tenha a ver com a nova posição do Brasil como maior exportador de carne mundial.

    E também vejo como o marketing é uma arma fantástica para produzir e ganhar mercados. Temos que incutir no produtor brasileiro que não podemos deixar de criar um Fundo Nacional de Marketing para promover a carne produzida por nos.

    A concorrência é muito grande, e a partir do momento que aparece um player como o Brasil, os ânimos dos concorrentes se acirram.

    O BeefPoint poderia dar um enfoque mais destacado à formação e atuação destes fundos nos paises concorrentes, desenvolver mais esta idéia de modo a sensibilizar nossa classe produtora e todo o resto da cadeia da necessidade de se formar um fundo para a carne brasileira.