O primeiro lote de bois importados do Canadá chegou ontem aos Estados Unidos depois de dois anos de proibição, informou o Ministério da Agricultura canadense. Um lote de 35 animais cruzou a fronteira em Lewiston, no estado de Nova York.
Na quinta-feira passada a 9a Corte de Apelação Federal dos Estados Unidos determinou que o governo americano suspendesse o embargo contra a importação de bovinos vivos do Canadá. A decisão, proferida entre três juízes, foi unânime e tornou sem efeito a determinação de uma corte do estado de Montana que matinha o embargo.
A justificativa do juiz estadual era de que as importações de gado canadense são “potencialmente catastróficas” para a indústria americana e que colocam os consumidores sob “verdadeiro risco de morte”.
Os Estados Unidos proibiram a importação de bovinos do Canadá em maio de 2003, depois que este país encontrou o primeiro caso de “vaca louca” em seu rebanho. O embargo seria suspenso em março deste ano, quando o juiz de Montana mandou que a medida fosse mantida.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Ana Conceição), adaptado por Equipe BeefPoint