Vamos perder a capacidade de crescer?
22 de setembro de 2006
Mercado da carne bovina no atacado – 25/09/06
26 de setembro de 2006

EUA: Japão deve importar 7,5% do importado em 2003

O Japão deverá importar 15 mil toneladas de carne bovina dos Estados Unidos em 2006, ou seja, somente uma pequena parte do que comprava antes do embargo imposto devido à EEB, ou doença da 'vaca louca'. Este volume é de apenas 7,5% das 200 mil toneladas no valor de US$ 1,4 bilhão importadas pelo Japão em 2003, antes do embargo.

O Japão deverá importar 15 mil toneladas de carne bovina dos Estados Unidos em 2006, ou seja, somente uma pequena parte do que comprava antes do embargo imposto devido à EEB, ou doença da ‘vaca louca’.

O presidente da Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF), Philip Seng, disse em uma conferência de imprensa em Tóquio que espera que o governo japonês relaxe as condições impostas às importações de carne bovina norte-americana. O Japão atualmente limita a compra de carnes oriunda de animais de 20 meses de idade ou menos de uma lista seleta de exportadores dos EUA.

Seng disse que a USMEF impulsionará sua campanha para reconquistar os consumidores japoneses. O Japão era o mercado mais lucrativo para as exportações de carne bovina dos EUA.

As rígidas avaliações requeridas para a carne dos EUA entrar no Japão elevam os custos aos importadores, o que também está prejudicando o comércio, disse o diretor da USMEF no Japão, Greg Hanes.

O Japão deve importar cerca de 500 toneladas de carne bovina dos EUA até setembro e este volume deverá chegar a 15 mil toneladas até o final do ano, disse Seng. Isso é apenas 7,5% das 200 mil toneladas no valor de US$ 1,4 bilhão importadas pelo Japão em 2003, antes do embargo.

A reportagem é de Hiroko Tabuchi para o The Associated Press.

Os comentários estão encerrados.