A JBS Swift, está promovendo um recall de cerca de 190 toneladas de produtos de carne bovina nos Estados Unidos. Jeremiah O´Callaghan, diretor de Relações com Investidores da JBS Friboi, disse que é um recall "voluntário", que a companhia decidiu realizar "por precaução". Ele argumenta ainda que o recall representa apenas uma fração das 9 mil toneladas de carne que a empresa processa por dia nos EUA.
A JBS Swift, está promovendo um recall de cerca de 190 toneladas de produtos de carne bovina nos Estados Unidos. A carne pode ter sido contaminada pela bactéria E. Coli, que provoca distúrbios estomacais, conforme comunicado divulgado ontem pelo Serviço de Inspeção e Segurança alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (FSIS, em inglês).
Iniciado na quinta-feira, o recall envolvia inicialmente apenas 18,5 toneladas de carne, mas foi ampliado ontem para 190 toneladas. Segundo a JBS, o problema foi detectado em apenas um lote produzido na fábrica de Greeley, no Estado americano do Colorado, no dia 21 de abril. O produto foi distribuído para os EUA e outros países.
Jeremiah O´Callaghan, diretor de Relações com Investidores da JBS Friboi, disse que é um recall “voluntário”, que a companhia decidiu realizar “por precaução”. Ele argumenta ainda que o recall representa apenas uma fração das 9 mil toneladas de carne que a empresa processa por dia nos EUA.
A bactéria Escherichia Coli, é encontrada nas vísceras de mamíferos e aves e pode infectar o seres humanos. Pode causar diarreia, desidratação e, nos casos mais graves, colapso renal. Crianças, idosos e pessoas com fraco sistema imunológico estão mais sujeitos a esse tipo de contaminação.
De acordo com O´Callaghan, o problema foi detectado em carne de músculo, que é consumida cozida, o que mata a bactéria. A contaminação é mais perigosa se ocorrer em hambúrgueres ou carne moída, mas o executivo descarta a possibilidade.
Ele afirma que não é possível saber ao certo, mas a empresa acredita que a contaminação ocorreu em uma das mesas em que a carne é cortada na fábrica. Ele garante que todas as áreas da unidade são higienizadas diariamente.
O recall está sendo ampliado como resultado da cooperação da FSIS com o Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC) numa investigação sobre 24 doenças em vários Estados americanos, 18 das quais parecem estar associadas.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Como eu não como carne crua nem hamburguer que não se sabe como é manuseada a carne moída, esse fato não me assusta, porém é mais um dado infeliz depreciativo da nossa pecuária.