Fim das restrições do Catar à importação de carne bovina brasileira em razão do caso de EEB atípica no Pará
31 de maio de 2023
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 31-maio-2023
1 de junho de 2023

EUA: Jovem produtor de gado obtém sucesso com máquina de venda automática de carne

Entre na Green Grass Cattle Company & Mercantile em Weston, Missouri, e você será imediatamente saudado com uma fatia de nostalgia. De uma loja de ração recém-adquirida a uma vitrine de carne bovina, produtos domésticos e vestuário, trata-se de uma empresa familiar com sólidas raízes rurais.

“Sou a quinta geração da minha família a assumir isso”, disse Tim Haer, quando perguntado há quanto tempo sua família trabalha na agricultura.

Ele pode ser um agricultor de quinta geração, mas agora faz parte do que se tornou o negócio de carne bovina de primeira geração.

“A Green Grass Cattle Company começou há dois anos”, disse Haer.

Quando conversamos com Haer, ele nos levou para um dos pastos de sua família.

Após a enchente de 1993, a família vendeu a fazenda e o gado. A mãe e o pai de Tim conseguiram empregos fora da fazenda, mas ainda na agricultura. A família tinha algum gado, mas depois que seu pai se aposentou, ele estava pronto para um novo empreendimento familiar.

“Ele meio que se aproximou de nós e disse: ‘Ei, vocês querem fazer uma corrida em tempo integral?’ E depois disso, começamos a adicionar novamente ao rebanho e aumentar nossos números”, diz Haer.

Decisões Intencionais e Crescimento

É um crescimento que nem sempre aconteceu por acaso. Embora Haer diga que alguns dos relacionamentos e parcerias comerciais foram um achado feliz, os Haer também são intencionais em tudo o que fazem.

“Quando começamos, vendíamos apenas carne bovina. Não tínhamos uma loja de varejo. Tínhamos uma pequena presença online. Mas não tínhamos um site de comércio eletrônico nem nada”, disse ele.

Mas quando a pandemia do Covid-19 atingiu a fazenda, assim como muitos produtores de proteína, Haer viu a demanda por carne congelada pegar fogo, e foi aí que o Haers soube que era hora de lançar algo novo.

“Vemos isso como uma oportunidade de começar a processar gado em uma instalação [inspecionada] do USDA e, em seguida, vender também cortes individuais de carne bovina”, diz ele.

Servindo uma história

E eles abriram uma loja em Weston em setembro de 2021. A família sabia que abrir uma nova porta também serviria como uma forma de a família se conectar com os consumidores e compartilhar a história por trás de sua carne bovina.

“Acho muito importante fazer isso”, disse Megan Haer-Schmidt, irmã mais nova de Tim, mas também gerente da New Deal Ag Solutions, o mais novo negócio da família. “Acho que os consumidores também se preocupam com isso. Os tipos de perguntas que recebemos geralmente são muito detalhados, e você pode dizer que as pessoas querem saber que a comida que estão comendo foi criada por uma família local ou que foi bem cuidada.”

Carne bovina de alta qualidade começa com touros de alta qualidade

Diferenciar seus negócios tornou-se a especialidade da Green Grass Cattle Company, e Haer disse que tudo começa com touros de alta qualidade. A família selecionou cuidadosamente os touros para certas características.

“Não estávamos preocupados com muitas outras coisas que os produtores tradicionais procuram. O que procurávamos eram touros com altas pontuações de DEP (diferenças esperadas na progênie), tamanho de olho de lombo e marmoreio”, explica Haer.

A outra característica que os Haers desejavam era encontrar touros extremamente dóceis, e eles conseguiram quando encontraram touros angus pretos da Connealy Angus em Whitman, Neb.

“Encontramos um grande valor em comprá-los e acabou sendo um empreendimento muito bem-sucedido para nós”, disse Haer.

Uma ideia maluca que se tornou um grande sucesso

As decisões deliberadas tomadas na Green Grass Cattle Company também podem ser um pouco diferentes, especialmente quando se trata de algumas das ideias excêntricas de Tim.

“No ano passado, eu tinha um amigo meu que se mudou para a Alemanha e eu estava conversando com ele uma noite, e ele disse: ‘Cara, você não vai acreditar nisso, mas eu pego minha bratwurst [salsicha alemã] em uma máquina de venda automática que é dois quarteirões de distância de mim.’”

Com isso, ele teve uma ideia: criar sua própria vending machine cheia de carne.

“Pesquisei as diferentes máquinas disponíveis para ver como poderia vender não apenas brats, mas também carne moída e até mesmo bifes”, disse Haer. “E finalmente encontrei uma máquina que pensei que funcionaria e atenderia às nossas necessidades.”

Máquina de venda automática da Green Grass Cattle Company localizada dentro do Front Range Coffeehouse em Kansas City. Foto: Dairy Herd Management

Haer não apenas fez uma pesquisa pesada sobre a configuração certa para atender os clientes, mas também o local certo.

“Keith Bradley, coproprietário da Made in KC, realmente acreditou em nossa ideia. Ele realmente nos apoiou durante todo esse empreendimento”, disse Haer. “Acho que eles têm cerca de 15 lojas em Kansas City.”

Essa ideia é uma realidade hoje, localizada dentro do Front Range Coffeehouse, que é um dos negócios de Bradley no meio de Kansas City, e a 65 quilômetros da fazenda da família Haer.

“Ele meio que decolou e tem sido um grande sucesso”, diz Haer.

Digerindo os dados

Haer sabia que precisava de uma máquina de venda automática altamente automatizada. E o que os Haers encontraram foi uma máquina que permite a Tim coletar dados constantemente.

“Ao trabalhar com o distribuidor que vende as máquinas, conseguimos encontrar um leitor de cartão que realmente fornece muita telemática em tempo real”, diz Her.

De todos os dados agregados, Haer disse que o ponto mais revelador pode ser como as pessoas compram bife a qualquer hora do dia. Quando a máquina de venda automática foi lançada, ela estava localizada do lado de fora da loja, e Haer disse que as pessoas compravam bifes a qualquer hora do dia e da noite, incluindo 23h.

“Para começar, eu não sabia se a máquina seria bem-sucedida. Quando as pessoas estavam comprando, comprando bifes tarde da noite, isso meio que validou todas as suposições que eu tinha”, disse Haer.

Clientes fiéis, um bife de cada vez

Os resultados da Green Grass Cattle Company contam melhor a história. Eles criaram conveniência, ao mesmo tempo em que atraem uma base de clientes leais em toda a área de Kansas City.

“Quando abrimos as portas da loja pela primeira vez, estávamos respondendo a perguntas que considerávamos um conhecimento que tínhamos durante toda a nossa vida”, disse ele. “Não estamos apenas tentando fornecer carne bovina produzida localmente aos consumidores, também temos a obrigação agora de educá-los e fazer mais uma conexão com a origem de nossos alimentos”.

Seja comprando um bife nesta máquina de venda automática ou visitando a loja e o mercantil da família, os Haers não apenas criaram conveniência, mas também um nicho.

Fonte: Dairy Herd Management, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.