A decisão dos Estados Unidos de abrandar as restrições às importações de carne bovina do Canadá animou os pecuaristas, informou o ministro das Finanças do Canadá, Ralph Goodale. Para ele, a decisão deverá criar as condições para a reabertura das fronteiras para animais vivos canadenses.
O Canadá já pode exportar carne com osso aos Estados Unidos desde que seja de bois com menos de 30 meses de idade. “Considero isso um estímulo”, declarou Goodale. “A questão está caminhando na direção certa”, disse ele, acrescentando que o governo norte-americano “transmitiu ao Canadá a confiança de que vai avançar nessa matéria com base em uma sólida política pública”.
A proibição ocorreu em maio passado, depois da detecção de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a doença da “vaca louca”, que devastou a pecuária canadense.
Goodale disse que o lobby político nos Estados Unidos defende a manutenção da proibição. Para ele, os Estados Unidos não deveriam ceder a pressões. “Entendo que os norte-americanos considerem as suas conveniências e o seu sistema político, mas é muito importante que a adoção de decisões nessa área se baseie em sólidos princípios de política pública”.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint