G-20: plano contra volatilidade das commodities ainda encontra forte resistência
20 de junho de 2011
Senado dos EUA rejeita lei sobre etanol; nova lei será introduzida
20 de junho de 2011

EUA: margens líquidas de exportação de carne bovina aumentarão em 2011

Para 2011, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos foram previstas em 1,17 milhão de toneladas, ultrapassando os níveis de 2003, antes de o país registrar o primeiro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da "vaca louca", e terão uma margem líquida de exportação mais ampla, de acordo com as previsões feitas pelo Serviço de Pesquisas Econômicas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Para 2011, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos foram previstas em 1,17 milhão de toneladas, ultrapassando os níveis de 2003, antes de o país registrar o primeiro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, e terão uma margem líquida de exportação mais ampla, de acordo com as previsões feitas pelo Serviço de Pesquisas Econômicas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Em 2003, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos foram de 1,14 milhão de toneladas. Apesar de o país não ter recuperado completamente a participação no mercado de exportação no Japão e na Coreia do Sul com relação aos níveis de antes da EEB, outros mercados de exportação asiáticos para a carne bovina norte-americana, incluindo Taiwan, Vietnã e Hong Kong, surgiram para, juntos, terem uma maior participação no mercado de exportação de carne bovina dos Estados Unidos. No começo de 2010, outros países como Egito e Rússia também foram mercados mais proeminentes ara a carne bovina dos Estados Unidos.

Em 2010, os Estados Unidos recuperaram 38% e 47% das quantidades de carne bovina exportadas ao Japão e Coreia do Sul, respectivamente, em 2003, e o crescimento das exportações ainda deverá continuar nesses dois mercados em 2012. Em termos de valor, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos já ultrapassaram os níveis de 2003 em 2010.

As exportações dos Estados Unidos como uma porcentagem da produção deverão passar os níveis do ano anterior. Em 2011, a produção doméstica dos Estados Unidos deverá ser de quase 11,93 milhões de toneladas. Mesmo a níveis maiores de produção com relação ao ano anterior em 2011, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos deverão ser de cerca de 9,9% da produção nesse ano.

Para 2012, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos deverão ser de 1,14 milhão de toneladas. A porcentagem de exportação da produção deverá crescer no próximo ano para 10,1%, à medida que a produção doméstica também cairá para 11,34 milhões de toneladas, ou menor nível desde 2005. O último ano em que as exportações como porcentagem da produção foram próximas aos níveis previstos para 2011 e 2012 foi 2003, quando 9,6% da carne bovina produzida nos Estados Unidos foram exportadas.

A reportagem é do Meat&Poultry, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.