De acordo com o diretor das divisões de carnes vermelhas, frutos do mar e delicatessen da rede de supermercados Wal-Mart há 17 anos, Ken Parnell, “tudo deve ser baseado no cliente. Nós precisamos ser agentes dos clientes”.
Falando em uma sessão de mesa redonda dedicada às novas idéias de marketing de carne, parte do programa da convenção anual da Associação Nacional de Carnes (National Meat Association – NMA), que está sendo realizada nesta semana em Las Vegas, Nevada, Parnell, que era comprador de carnes para a rede Safeway antes de trabalhar no Wal-Mart, disse que o Wal-Mart “mudou algumas coisas na indústria que ele achou que deveriam ser mudadas” e ele descreveu como o programa de case-ready do Wal-Mart para carnes frescas deu à gigante do setor de varejo um controle extraordinário sobre a administração do estoque. No entanto, ele disse que a ênfase deve sempre ser mantida no cliente. “A vida de prateleira pertence ao cliente. Até o bem-estar animal pertence ao cliente. Esse é o porquê de se fazer isso”.
O representante da processadora de carnes voltada para nichos de mercado de Nebraska, Premium Protein Products, Steve Sands, disse que sua companhia está focada especificamente “no desejo do consumidor por produtos com marca. Nós estamos maximizando a utilização de carcaça mantendo o foco em produtos de valor agregado vendidos a um grupo de consumidores”. A firma opera um abatedouro em Hastings, Nebraska, e uma planta de processamento em Lincoln. “Nosso direcionador é nossa operação de valor agregado”. A Premium Protein Products opera vários programas de marcas, incluindo marcas que cobrem produção orgânica e outros protocolos de produção. “Uma de nossas metas é eliminar descontos para o produtor”.
Também prestando atenção a nichos específicos de mercado, Ernie Phinney, da Western Grasslands Beef, companhia de carnes da Califórnia que cria exclusivamente animais alimentados a pasto, classificou a alimentação a pasto como “uma nova categoria para uma nova era”. Ele admitiu que nos EUA, os produtos oriundos de animais alimentados a pasto ainda lutam contra um conceito de mercado de que não são tão macios e saborosos quando a carne oriunda de animais alimentados a grãos, que dominou a produção de carne bovina para o varejo nos EUA nos anos após a guerra. No entanto, segundo ele, “existem milhões de consumidores insatisfeitos que não acham que a carne bovina que compraram nos supermercados nos últimos anos é a mais saborosa”.
O editor contribuinte para economia da revista Sterling Marketing and Meat Processing, John Nalivka, comentou que, com relação aos programas de verificação da origem e identificacao animal, que estão sendo cada vez mais usados para marketing bem como para controle, “estamos falando realmente de gerenciamento de risco. Estamos falando sobre tentar reduzir a volatilidade e aumentar a possibilidade de previsões. E isso é o que um programa efetivo de marketing precisa ter”. Ele disse que a rastreabilidade efetiva oferece a oportunidade de “adequar animais vivos a mercados específicos de consumidores”.
O representante da processadora de produtos processados para varejo da Califórnia, Villa Roma Sausage, Ed Lopes, comentou que a publicidade em jornais e as degustações nas lojas, ambas formas tradicionais de se fazer marketing dos produtos, especialmente em especialidades como salsicha, permanecem sendo ferramentas efetivas. Segundo ele, a Villa Roma desenvolveu um método sofisticado de determinação do custo verdadeiro e dos benefícios de vendas de publicidades específicas e demonstrações nas lojas.
O diretor editorial do Grupo de Carnes do Watt Publishing Co., Steve Bjerklie, concluiu a mesa redonda dizendo que “as companhias orgânicas, bem como algumas outras com programas criativos e inovadores de marketing, têm mostrado ao resto da indústria quanto poder existe nos programas de marketing. Se você pode vender ao consumidor a história e o contexto de seu produto ao invés de somente oferecer o item com um preço atrativo, suas margens podem melhorar significantemente, como essas companhias têm provado”.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint