Ralph Alvarez, presidente do McDonald’s na América do Norte, apresentou em sessão da Convenção da NRF (National Retail Federation, a associação norte-americana de varejo), em Nova Iorque, o novo modelo de estratégia da rede.
A história da virada no posicionamento da rede começou em 2002, quando as vendas da empresa e os preços das ações do McDonald’s nos EUA recuaram a níveis alarmantes.
Os executivos então começaram a ouvir clientes e funcionários, estudaram as fórmulas de sucesso de marcas como a Starbucks, e Wal Mart e desenharam o ‘Plano para Vencer’ (Plan to Win), baseado principalmente em liderança de Marketing e excelência operacional.
Segundo Alvarez, o sucesso do McDonald’s nos EUA está sustentado por 5 fatores: funcionários, produtos, restaurantes, preços e promoções. Com o foco nos funcionário, além de campanha para elevar o moral dos empregados, ações de treinamento e incentivo, incluindo e-learning, foram implementadas.
Foram introduzidos ainda novos produtos adequados aos estilos de vida dos clientes. Os restaurantes estão sendo completamente reformados, para oferecer ambientes mais bonitos e modernos. Preços e menus promocionais e campanhas baseadas no novo posicionamento ‘I’m lovin it’- no Brasil traduzido como ‘Amo muito tudo isso’ – completam a estratégia.