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EUA: McDonald’s considera identificação animal prioritária

A McDonald’s Corp., Oakbrook, Illinois, uma das maiores compradoras de carne do mundo, continuará estimulando a indústria de carnes dos Estados Unidos a desenvolver um sistema prático e efetivo de identificação animal e rastreabilidade, segundo o diretor de alimentos e embalagens da rede dos EUA, John Hayes, em uma audiência da indústria na última sexta-feira. “Nós achamos que a identificação animal é prioridade para a indústria se desenvolver”.

Falando na Conferência de Pesquisa na Indústria de Carnes em Nashville, Tennessee, Hayes falou sobre as doenças animais devastadoras como Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) e febre aftosa, dizendo que “um só animal pode prejudicar todo o setor se nós não estivermos preparados para lidar com isso”.

No começo do ano, o McDonald’s anunciou que até o final deste ano quer poder rastrear dentro de 48 horas 10% da carne que compra na América do Norte. “Nós já excedemos isso”, disse Hayes. Ele não informou a porcentagem de meta para 2005, mas disse que “será agressiva”. O McDonald’s tem uma “meta global” de 100% de rastreabilidade, mas Hayes disse que a companhia não está pronta para anunciar os dados desta meta.

Apesar de o McDonald’s ser a única companhia de fast food que tem planos de rastrear toda a carne bovina moída vendida até os animais de origem, Hayes disse que o atual programa do McDonald’s não rastreia o animal de origem de todos os hambúrgueres vendidos. Ele rastreia os hambúrgueres até os fornecedores do hambúrguer e este ponto é feito através de um número de lote. “Nós podemos descobrir de onde os animais daquele lote vieram”.

A companhia paga um preço premium aos processadores de hambúrgueres pela carne rastreada e “nós também garantimos que parte deste dinheiro seja enviado ao estabelecimento de engorda e ao criador”.

Hayes disse que o McDonald’s não planeja pagar um preço premium para sempre porque “vai chegar uma hora que isso se tornará custo de rotina no negócio”.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

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