EUA: USDA propõe lei para modificar rotulagem em cortes de músculos
11 de março de 2013
Você conhece quem produz seu alimento? – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #10
11 de março de 2013

EUA: McDonald’s lança ferramenta de avaliação de carbono

A ferramenta “What if?” dá aos produtores a capacidade de medir as emissões de carbono com relação à produção por quilo e comparar sua classificação com as 10% melhores fazendas do setor.

O McDonald’s divulgou uma nova ferramenta de eficiência de carbono em uma tentativa de melhorar o desempenho em todas as fazendas de produção de carne bovina. Pela primeira vez na indústria, a ferramenta “What if?” dá aos produtores a capacidade de medir as emissões de carbono com relação à produção por quilo e comparar sua classificação com as 10% melhores fazendas do setor.

Como resultado de um investimento de £1 milhão (US$ 1,49 milhão), o lançamento veio após uma parceria de pesquisa com o E-CO2 Project, um consultor ambiental, como parte de um programa de longo prazo do McDonald’s, o Farm Forward.

A pesquisa envolveu um estudo de três anos coletando 800 avaliações de carbono em mais de 200 propriedades na Grã-Bretanha e Irlanda do Sul, resultando no que o E-CO2 Project chamou de ferramenta de carbono “para reduzir as emissões e aumentar a lucratividade”.

O ministro da Agricultura e Alimentos, David Heath, destacou a importância de reduzir a emissão de carbono nas cadeias de alimentos. De acordo com ele, é importante que os produtores rurais e de alimentos adotem novos e inovadores métodos como a ferramenta ‘What If?’ se quiserem aumentar a competitividade, ter crescimento em seus negócios e proteger o ambiente para o futuro.

A ferramenta “What If?” requer que os produtores entrem com dados de ganho de peso, uso de alimentos, fertilizantes, peso de venda e taxas de mortalidade de bezerros para dar um uso total de carbono e calcular a eficiência.

O McDonald’s disse que a ferramenta tem informações claras e é simples de usar. Segundo o diretor da Associação Nacional de Produtores de Carne Bovina, Chris Mallon, a ferramenta ajudará os produtores do Reino Unido a produzir carne bovina de alta qualidade, economicamente, enquanto reduzem as emissões de gases de efeito estufa e melhoram o desempenho ambiental.

O programa também tem um recurso de cálculo hipotético de emissões. Isso dá aos produtores uma noção dos efeitos que as mudanças podem trazer na lucratividade do negócio e nas emissões. A ferramenta é online e pode ser acessada no site: http://mcdonalds.eco2project.com.

A reportagem é do TheCattleSite.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.