Mensagens positivas sobre a carne bovina conseguiram atingir as crianças dos Estados Unidos mais de 34 milhões de vezes nos últimos 18 meses como resultado de esforços publicitários e de relações públicas financiados pelo fundo arrecadado pelos produtores de carne do país. As mensagens – que tinham como público alvo garotas de 8 a 12 anos de idade – envolveram temas como os grandes benefícios nutricionais da carne bovina.
O elemento de relações públicas do programa resultou em histórias que apareceram em revistas como Skating, Tiger Beat, GirlsLife, Nickelodeon, Discovery Girls, Seventeen e Science World. Além disso, websites como Go-Girl.com, GirlsLife.com, Seventeen.com e TeenFX.com também divulgaram informações sobre carne bovina. Mais de 7 milhões de impressões foram feitas através destes esforços.
Além disso, também foram feitas propagandas em 11 publicações com um perfil bastante adolescente e pré-adolescente durante a primavera de 2002, gerando outras 27,4 milhões de impressões positivas sobre a carne bovina. Estas negociações de valor agregado com revistas, sites populares na Internet direcionadas para crianças, trazendo links para o site da indústria de carnes dos EUA www.BurgerTown.com, resultou em mais de 33 mil adicionais visitas ao site.
As histórias e anúncios publicitários foram possíveis através do patrocínio da patinadora com medalha olímpica, Sasha Cohen, que falou sobre a inclusão da carne bovina em sua dieta, bem como no fato dela acreditar que a carne bovina e os exercícios são componentes importantes para um estilo de vida saudável, como o levado pelos atletas. O sub-comitê de Educação e Informação de Jovens da indústria de carne bovina dos EUA, através do fundo arrecadado pelos produtores de carne do país, selecionou Cohen como sua porta-voz de relações públicas em 2001.
Cohen disse nas publicações e nos sites de Internet que a carne bovina é um de seus alimentos favoritos e que ela adquiriu um grande conhecimento sobre o quanto seus nutrientes são importantes através de seu trabalho junto à indústria de carnes do país.
“Este patrocínio trabalhou em favor da indústria de carne bovina”, disse o presidente do sub-comitê, Gary Sharp. “Sasha teve uma excelente oportunidade para dividir sua história sobre carne bovina e seu estilo de vida atlético e ativo a uma grande audiência de garotas jovens que acompanham sua carreira. Ela se adequou às nossas necessidades muito bem”.
Vencedora da medalha de prata em 2000 e 2002 no Campeonato Nacional de Patinação Artística dos EUA, a menina de 17 anos de idade ficou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de 2002. Neste ano, ela também ganhou a medalha de outro no Skate Canadá e o Trophee Lalique em Paris, bem como uma medalha de prata na Copa da Rússia.
Fonte: Cattlemen’s Beef Board, adaptado por Equipe BeefPoint