Justiça concede liminar à Abrafrigo contra greve de auditores fiscais
12 de julho de 2022
La Niña, que tem causado seca no Sul do Brasil, pode durar três anos
13 de julho de 2022

EUA: Mercados de exportação de carne bovina menores estão crescendo

exportações de carne bovina dos EUA

As exportações de carne bovina dos EUA aumentaram 2,1% ano a ano em maio, contribuindo para um aumento de 5,9% ano a ano nos primeiros cinco meses do ano. As exportações de carne bovina estão crescendo mais lentamente até agora este ano, mas o aumento está ocorrendo em cima das exportações recordes em 2021. As previsões sugerem que as exportações totais de carne bovina para o ano podem acabar quase iguais às do ano passado ou levemente abaixo. O forte dólar dos EUA pode fornecer ventos contrários adicionais para as exportações de carne bovina no futuro.

Os seis principais mercados para as exportações de carne bovina até agora em 2022 são: Coreia do Sul (23,6% de participação); Japão (22,6%); China/HK (19,0%); Canadá (7,6%); México (7,6%) e Taiwan (6,6%). As exportações de carne bovina para o mercado da China/HK aumentaram 17,2% ano a ano no acumulado do ano, ainda uma taxa de crescimento robusta, mas significativamente mais lenta em comparação com um ano atrás, quando as exportações aumentaram quase 163% no mesmo período em 2020. As exportações para Taiwan aumentaram 35,3% no acumulado do ano e as exportações para a Coreia do Sul aumentaram 2,0% ano a ano até agora este ano. As exportações para o Japão caíram 3,6%, para o México 18,4% e o Canadá 1,1% em relação ao ano anterior. Os seis principais mercados respondem por 87,1% do total de exportações de carne bovina até agora este ano, abaixo dos 89,7% do ano passado.

Além dos seis principais mercados, os 12,9% restantes das exportações de carne bovina (contra 10,3% no ano passado) estão distribuídos por 121 destinos diversos. Nenhum desses mercados menores responde individualmente por mais de 1,5% das exportações e a maioria é inferior a 0,5%.

No entanto, muitos desses pequenos mercados estão crescendo e estão contribuindo, pelo menos coletivamente, para um conjunto mais robusto de mercados de exportação de carne bovina dos EUA. Esses mercados menores estão em todas as partes do globo, incluindo América Central e Caribe, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Além dos seis principais, os vinte principais mercados de exportação de carne bovina incluem Indonésia, Filipinas, Holanda, Guatemala, República Dominicana, Vietnã, Colômbia, Chile, Emirados Árabes Unidos, Costa Rica, Kuwait, Cingapura, Bahamas e Panamá.

A discussão geral das exportações geralmente se concentra nas quantidades totais (ou valores). As exportações de carne bovina são um componente da demanda total pelos diversos produtos de carne bovina produzidos pela indústria de carne bovina. A maioria das exportações de carne bovina são conjuntos específicos de produtos para mercados específicos. Os impactos nos mercados específicos de produtos de carne bovina mudam à medida que as exportações crescem e evoluem e isso, por sua vez, tem impactos variáveis ​​nos mercados domésticos de produtos de carne bovina. O impacto das exportações de carne bovina é maior do que a quantidade direta de produtos vendidos nos mercados internacionais. Em muitos casos, as exportações também melhoram os mercados domésticos de carne bovina, fornecendo um destino para produtos de carne bovina que, de outra forma, prejudicariam a demanda doméstica de carne bovina. As exportações de carne bovina ajudam a adequar o conjunto de produtos de carne no mercado doméstico às preferências do consumidor de maior valor nos EUA.

Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.