A equipe de inspetores japoneses que avaliaram as plantas frigoríficas nos EUA, informou na terça-feira que a maioria dos estabelecimentos autorizados a exportar carne bovina ao Japão está tomando medidas suficientes para satisfazer exigências, segundo reportagem de Kanako Takahara para o The Japan Times.
O líder da missão, Toshikatsu Matsuoka, afirmou que o USDA deve ser responsabilizado por autorizar um estabelecimento que não conhecia as exigências para exportação de carne bovina ao Japão, o que levou a um novo fechamento do mercado japonês à carne bovina norte-americana.
“A maioria dos estabelecimentos está fazendo o suficiente. O sistema irresponsável do USDA causou grandes problemas para os estabelecimentos diligentes”. Segundo ele, o governo central do Japão precisa avaliar se as medidas tomadas pelo Governo dos EUA são eficientes antes de retomar as importações de carne bovina.
O estabelecimento de Nova York que enviou a carne com material proibido ao Japão não está mais autorizado a exportar para este país e, por isso, não foi incluído pela missão japonesa.