Os produtores de carne bovina do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, retornaram recentemente de uma missão comercial na China e informaram que as vendas de carne bovina norte-americana para o gigante asiático estão aumentando e as previsões são de que os aumentos nestas exportações permaneçam fortes. A missão contou com sete produtores de carne, que visitaram Beijing, Xi’an e Xangai em um esforço de abrir novos mercados para a carne bovina dos EUA.
O Departamento de Desenvolvimento Econômico de Iowa organizou a missão comercial, com suporte financeiro do fundo arrecadado pelos produtores de carne, através do Conselho da Indústria de Carne Bovina de Iowa. A Comissão de Promoção do Milho de Iowa e a Comissão de Promoção da Soja de Iowa também forneceram assistência financeira.
O grupo descobriu que os cortes mais demandados na China são o “short plate” e o “chuck roll”. Ambos os cortes têm um valor maior no mercado internacional do que nos EUA.
Hotéis de quatro e cinco estrelas da China também estão mais interessados na compra de carne bovina de alta qualidade dos EUA à medida que a China se torna mais “ocidentalizada” e o turismo cresce.
Até agora, em 2002, a demanda chinesa por carne bovina dos EUA permaneceu forte. As vendas de carne bovina dos EUA para a China durante os primeiros sete meses de 2002 foram semelhantes às vendas totais em 2001.
O grupo norte-americano se reuniu com oficiais de Beijing para discutir assuntos relacionados aos acessos comerciais. Os produtores norte-americanos também realizaram um seminário educacional sobre a carne bovina dos EUA em Xi’an para os comerciantes de carne, importadores, varejistas e restaurantes.
Xi’an tem uma grande população de muçulmanos e compradores que mostraram um interesse nos produtos Halal (permitidos pela religião islâmica) oferecidos pela Midamar Corp. Representantes desta empresa viajaram com o grupo.
Fonte: Iowa Farm Bureau, Adapatdo por Equipe BeefPoint