Nos Estados Unidos, chamadas telefônicas feitas diretamente aos produtores no sudeste do estado ajudou a avaliar a segurança de suas famílias bem como o estado do rebanho do Colorado durante as operações de recuperação de nevasca. Este processo foi possibilitado graças ao Sistema Nacional de Identificação Animal (NAIS).
Segundo informações proporcionadas pelo Departamento de Agricultura do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, chamadas telefônicas feitas diretamente aos produtores no sudeste do estado ajudou a avaliar a segurança de suas famílias bem como o estado do rebanho do Colorado durante as operações de recuperação de nevasca. Este processo foi possibilitado graças ao Sistema Nacional de Identificação Animal (NAIS).
Aqueles produtores que tinham seus estabelecimentos registrados foram chamados por telefone pelo Serviço Veterinário do Estado do Departamento de Agricultura, o que ajudou a localizar os animais e descobrir se eles estavam tendo acesso aos alimentos.
“Fome e desidratação são certamente uma preocupação de saúde animal e estamos satisfeitos por podermos utilizar o sistema nesta situação de emergência”, disse o veterinário do Estado, John Maulsby.
“Ter acesso direto aos proprietários de animais nos deu a oportunidade para avaliar rapidamente a situação”, disse o diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Colorado, George Epp. “Proteger a saúde do rebanho de Colorado é uma importante prioridade para esta operação e o NAIS foi uma grande ajuda”.
Foram feitas vigilâncias aéreas na região em busca de mais rebanhos, com lançamento de forragem aos animais que ficaram de alguma forma retidos devido à forte tempestade de neve que acometeu a região. Mais de 70 toneladas de forragem foram distribuídas na região.