O “vôo de galinha” do comércio exterior
21 de junho de 2005
MT: pecuaristas querem redução de ICMS
23 de junho de 2005

EUA: novo caso de EEB não impedirá comércio com Japão

O subsecretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), J.B. Penn garantiu que as negociações dos Estados Unidos com o Japão e a Coréia do Sul sobre a retomada das exportações de carne bovina não serão prejudicadas pela suspeita de vaca louca no país.

O USDA afirma que o caso da doença só poderá ser confirmado com o resultado do segundo teste feito no animal que será realizado em um laboratório do Reino Unido.

Autoridades do USDA se encontraram com a delegação japonesa que visita os Estados Unidos. A preocupação dos políticos asiáticos é como convencer os consumidores de que a carne bovina norte-americana é segura.

O Japão proibiu as exportações de carne bovina dos EUA em dezembro de 2003, depois da descoberta de um caso de vaca louca no país. Em outubro do ano passado, o Japão concordou temporariamente em permitir a entrada de carne vinda dos Estados Unidos de animais mais jovens que 20 meses. Desde essa época o Japão caminha para um processo regulatório de mudança das leis internas, para depois alterar as de importação.

O Japão era o maior mercado de carne bovina dos Estados Unidos antes da proibição, tendo importado US$ 1,4 bilhão em 2003, segundo dados do departamento.

Fonte: Estadão/Agronegócios, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.