O secretário de Agricultura dos Estados Unidos pediu que os países asiáticos que ainda mantêm o embargo à carne bovina norte-americana devido ao receio de “vaca louca” sigam o exemplo do Japão e reabram seus mercados.
Mike Johanns, falando a um grupo agrícola norte-americano no lado de fora da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou que a carne dos EUA estará “dentro de dias, ou enquanto conversamos aqui, pronta para ser embarcada ao Japão”.
“Não iremos diminuir nossos esforços para abrir outros mercados para nossa carne bovina”, disse. “Agora, realmente, é hora de a Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong, Cingapura, China e outros seguirem o exemplo japonês e retomarem as relações normais de comercialização”, defendeu.
Na segunda-feira, o Japão suspendeu o embargo sobre o produto norte-americano após dois anos de negociações e de amplos processos de aprovação. A proibição foi imposta em dezembro de 2003 quando testes feitos em um animal dos EUA deram positivos para a doença da vaca louca.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Bruno Marfinati), adaptado por Equipe BeefPoint