Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou que permitirá importações de produtos de carne bovina do Canadá de animais de menos de 30 meses de idade, incluindo produtos com osso e miúdos. A carne bovina de animais mais velhos ainda está proibida nos mercados dos EUA. Antes da descoberta de um único caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Canadá em maio do ano passado, este país exportava US$ 1,7 bilhão em carne bovina aos EUA. Após a descoberta, os EUA, juntamente com uma série de outros países, proibiram a importação de carne bovina canadense.
O presidente da Federação de Exportação de Carne Bovina do Canadá, localizada em Calgary, Alberta, Ted Haney, disse que a decisão do USDA é um sinal positivo aos produtores canadenses. O USDA ainda está analisando a possibilidade de permitir a importação de bovinos vivos do Canadá, que tem um valor de US$ 1,8 bilhão por ano.
O porta-voz da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos, Marc Richard, disse que as novas regras de importação de carne bovina são uma “melhora”, mas não garantem um grande impulso às exportações.
O USDA recebeu centenas de cartas de produtores, políticos e consumidores a favor de aumentar a barreira à carne bovina e aos bovinos do Canadá.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint