Mercados Futuros – 28/01/08
28 de janeiro de 2008
Indicador recua R$ 0,06, BM&F fecha em baixa
30 de janeiro de 2008

EUA: pesquisa comprova gosto por hambúrguer

Uma recente pesquisa feita com 1.200 consumidores dos Estados Unidos pela firma de consultoria em foodservice, Technomic Information Services, mostrou que 85% dos norte-americanos comem hambúrguer pelo menos uma vez por mês e somente 6% deles nunca comem hambúrgueres.

Uma recente pesquisa feita com 1.200 consumidores dos Estados Unidos pela firma de consultoria em foodservice, Technomic Information Services, mostrou que 85% dos norte-americanos comem hambúrguer pelo menos uma vez por mês e somente 6% deles nunca comem hambúrgueres, informou o site MeatingPlace.

A Technomic divulgou dois novos trabalhos sobre hambúrgueres, um que examina as tendências dos consumidores no consumo de hambúrguer, e outro que buscou os 25 principais operadores no segmento de hambúrguer. As descobertas incluem:

• Foram notadas diferenças significantes nas preferências dos hambúrgueres e no comportamento de consumo baseado em sexo, idade, região, etnia e renda. Por exemplo, os consumidores do nordeste do país são os que consomem menos hambúrgueres, enquanto os asiáticos são os que mais gostam dos hambúrgueres comparado com os outros grupos étnicos.
• Os grandes consumidores de hambúrgueres – aqueles que consomem o produto uma vez por semana ou mais – representam 44%; este grupo tendeu mais para os consumidores jovens e das regiões do sul e meio-oeste.
• Apesar de os hambúrgueres “tradicionais” ainda terem um apelo sólido, existe uma forte preferência pela customização e opções de “faça seu próprio hambúrguer”. Além disso, a variação no tamanho dos hambúrgueres teve apelo junto aos consumidores, especialmente os produtos em miniatura, tipicamente vendidos como aperitivos.
• O comérico de hambúrguer continua dominado por restaurantes com serviço limitado, que representa 33% das vendas de varejo de grande escala (large scale retail – LSR) dos EUA. Dentro da categoria de hambúrguer, da receita de quase US$ 59 bilhões, as 25 principais redes de hambúrguer de serviço limitado ficaram com aproximadamente 97% do mercado, e as três maiores (McDonald´s, Burger King e Wendy´s) foram responsáveis por quase 75% das vendas das cadeias de hambúrguer LSR.
• O crescimento nas vendas entre as 25 maiores redes de hambúrguer apresentou uma história extremamente variada, com algumas redes exibindo um crescimento surpreendente, enquanto outras apresentaram declínio com relação às vendas dos anos anteriores.

“Os hambúrgueres estão mais populares que nunca”, disse o vice-presidente executivo da Technomic, Darren Tristano. “Considerando a força total no segmento e o interesse dos consumidores em variedade e customização, os hambúrgueres oferecem um grande espaço para inovação e crescimento nas vendas”.

Os comentários estão encerrados.