EUA: Pesquisa mostra que carnes case-ready estão em crescimento, mas ainda há preferência por carnes frescas

Após muitos anos de fraco desempenho no mercado dos Estados Unidos, a carne case-ready – embaladas antes de serem enviadas ao estabelecimento de varejo, de forma que os varejistas não precisam preparar a carne, mas simplesmente colocá-la à venda – teve um grande aumento de vendas no ano de 2001, e suas vendas continuam crescendo atualmente. Porém, do outro lado, uma pesquisa recente feita no país mostrou que muitos consumidores ainda preferem os departamentos de carnes frescas com um açougueiro na hora de comprar carne.

De acordo com os dados obtidos pelo Food Marketing Institute (FMI), publicados no relatório “Tendências nos Estados Unidos: Atitudes dos Consumidores e Supermercados, 2002”, mais de 8 entre 10 consumidores, ou 83%, disseram que a presença de um departamento de carnes com um açougueiro é muito importante em estabelecimentos de varejo.

Além disso, outras informações divulgadas pela pesquisa podem causar um impacto negativo no setor de carnes do tipo case-ready. Cerca de 1 terço dos consumidores que disseram que é importante a existência no estabelecimento de varejo de um departamento de carne fresca, com a presença de um açougueiro, disseram que a carne que é embalada fora do local de venda, ou seja, as carnes case-ready, não são tão boas quanto às carnes embaladas na hora da venda, no próprio estabelecimento, sendo que apenas 6% dos entrevistados disseram que achavam as carnes case-ready melhores.

A pesquisa mostrou ainda outros fatos interessantes.

– Quase todos os supermercados possuem produtos vendidos com marcas próprias, e o uso desses produtos aumentou 5 pontos percentuais, para 87%. Somente 4% dos entrevistados disseram que nunca compraram estes produtos;

– 79% disseram que os principais estabelecimentos de varejo onde compram alimentos oferecem alimentos gourmet (ou especiais), mais do que os 70% obtidos anteriormente;

– Os alimentos orgânicos ou naturais são vendidos em 71% das lojas, mais do que os 67% obtidos anteriormente.

Pesquisa

Os dados para este estudo foram coletados a partir de 2 mil entrevistas feitas por telefone, conduzidas em Janeiro. Os entrevistados foram selecionados por um procedimento de discagem de números aleatórios. Foi solicitado que os entrevistados fossem os responsáveis pela compra de alimentos da família e que tenham feito essa compra nas duas últimas semanas.

Fonte: The Meatingplace (por Bryan Salvage), adaptado por Equipe BeefPoint

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