Muitos consumidores norte-americanos estão voltando suas atenções aos alimentos práticos, ou seja, que lhes oferece uma certa comodidade, de acordo com cinco membros da equipe participante da Convenção Nacional da Federação Americana de Culinária de 2002. Esta é uma boa notícia a todos os fabricantes destes alimentos, particularmente de hambúrgueres, dos Estados Unidos.
Os membros da equipe, representando restaurantes líderes de mercado, hotéis, clubes e escolas de culinária, dividiram suas perspectivas nas tendências da culinária norte-americana em uma mesa redonda. Eles concordaram que há um movimento no sentido de alimentos práticos e cômodos após os eventos que perturbaram o país em setembro do ano passado, bem como devido à complicada situação econômica que o país vem passando.
“Nós estamos vendo uma grande demanda por alimentos práticos. Nosso meatloaf de entrada tem sido um sucesso”, disse o chefe executivo do Max and Erma’s. “O restaurante continua introduzindo novos revestimentos ao mais importante alimento prático, o hambúrguer”.
Outra participante da discussão, representando o hotel Blau and Associates, Elizabeth Blau, informou que os hambúrgueres foram retratados nas capas de duas revistas nacionais de alimentos no mês passado. “Os norte-americanos estão buscando conforto e simplicidade”.
O chefe executivo e vice-presidente da Legal Seafoods, Richard Vellante, disse que “está sendo visto um forte interesse pelos “retro-alimentos”, como os hambúrgueres, a cerveja malte e as receitas étnicas e regionais. As pessoas querem resgatar suas raízes”. Comer alimentos tradicionais, étnicos e regionais é uma dos formas de obter isso, disse ele.
Buscando uma refeição mais confortável
O Presidente Emérito do Instituto de Culinária da América, Ferdinand Metz, que tem certificado de mestre em chefe de cozinha e é membro da Academia Americana de Chefes, disse durante a mesa redonda que os consumidores querem refeições mais confortáveis, com uma experiência que intimide o menos possível. Para isso, ele disse que os estabelecimentos de refeições finas estão reduzindo seus menus sem reduzirem a qualidade e estão abrindo outros estabelecimentos pequenos, pequenos bistrôs, mais casuais. “Eles estão prestando mais atenção no serviço de vinhos e tentando reduzir o fator de intimidação oferecendo as provas e os vinhos mais finos em copos”, disse Metz.
O desafio da indústria de foodservice é oferecer alimentos práticos e cômodos, que tenham valor e que, ao mesmo tempo, ajude os consumidores a ficarem saudáveis. Isso não é pouca coisa, disse o presidente e chefe executivo do Westchester Country Club, Edward Leonard.
“As pessoas ainda querem grandes porções. O truque é desfazer a tendência das pessoas de acharem que o valor do alimento equivale à quantidade. Além disso, nós precisamos convencer os consumidores que o valor significa um sabor que realce e ingredientes de qualidade”, disse ele.
Fundada em 1929, a Federação Americana de Culinária tem o objetivo de ser a maior e mais prestigiada organização de chefes de cozinha dos EUA.
Fonte: MeatingPlace.com (por Bryan Salvage), adaptado por Equipe BeefPoint