Uma pesquisa feita por companhias de saúde animal dos Estados Unidos mostrou que a quantidade de antibióticos utilizados nos animais declinou firmemente nos últimos três anos, apesar do aumento anual na produção de carnes do país.
Em 2001 foram vendidos 9,888 milhões de quilos de antibióticos nos EUA, caindo dos 10,75 milhões de quilos vendidos em 2000 e dos 10,886 milhões de quilos vendidos em 1999. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa com membros do Instituto de Saúde Animal (AHI). Os dados da pesquisa incluem antibióticos utilizados tanto em propriedades rurais como em animais domésticos.
Os dados serão apresentados nesta semana no simpósio “Uso de antibióticos nos Alimentos Animais: Impacto na Resistência em Humanos” da 42a Conferência Interciências em Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia.
O AHI disse que, enquanto a produção de carnes nos EUA aumentou entre 1999 e 2001 em 498,952 mil quilos, o uso de antibióticos não aumentou e a quantidade de antibióticos utilizados por quilo de carne produzida reduziu.
O Food and Drug Administration (FDA) aprova o uso de antibióticos em animais de produção para quatro propostas básicas: tratamento, controle e prevenção de doenças, bem como para manutenção da saúde.
Fonte: MeatNews, adaptado por Equipe BeefPoint