O que os consumidores procuram nas embalagens de carnes? O Conselho Nacional dos Produtores de Carne Suína (NPPC) conduziu uma pesquisa para analisar o impacto da embalagem das carnes no processo de tomada de decisão dos consumidores norte-americanos.
Com este objetivo, consumidores de cinco regiões geográficas foram expostos a 60 combinações de visuais independentes com diferentes cores da bandeja (branca, preta, azul, rosa, amarela), diferentes tipos (isopor, plástico) e de diferentes tipos de carnes (carne bovina moída, carne suína moída, pedaços de carne suína sem osso e com osso, steak de costelas e carne de frango sem osso).
Diferentes reações
O estudo revelou algumas informações interessantes:
* Os consumidores participantes da pesquisa apresentaram reações bastante diferentes com relação à cor e ao tipo da bandeja, dependendo do corte de carne envolvido;
* A bandeja associada a uma carne de “melhor” qualidade foi a de plástico preto. As bandejas que continham as carnes classificadas como “excelentes” eram de plástico azul e rosa. E as carnes classificadas como de “boa” qualidade estavam em bandejas de isopor rosa, amarelo, branco e azul, de acordo com a pesquisa.
As embalagens mais apelativas para cada corte de carne foram:
* Os steaks de costela em embalagens de plástico brancas e pretas; embalagens de isopor preta, azul, branca e amarela;
* Carne de frango sem osso, em embalagem de plástico branca, preta e azul;
* Pedaços de carne suína sem osso, em embalagem de isopor branca, preta, amarela e azul; de plástico azul;
* Pedaços de carne suína com osso em embalagem de isopor amarela e branca; plástico azul;
* Carne bovina moída em embalagem de plástico branca, preta e azul; de isopor branca;
* Carne suína moída, em embalagem de plástico branca, rosa e amarela.
A bandeja de cor rosa foi evitada no caso dos steaks de costela, carne de frango sem osso, pedaços de carne suína com osso ou sem osso, e carne bovina moída.
Implicações
Apesar da cor da bandeja ser somente uma das variáveis que influencia nas decisões de compra de carnes, juntamente com o preço, sabor, conveniência, aparência e cor da carne, iluminação do estabelecimento, especiais na loja, receitas, amostragem e atratividade nas exibições de vendas, o estudo do NPPC sugere que os empacotadores e processadores devem considerar os resultados desta pesquisa como base para avaliar suas escolhas, junto com o ambiente das lojas (como design e iluminação), imagem do produto, estratégias de vendas e demografia dos consumidores alvo.
Porém, uma coisa é certa: a pesquisa reforçou a idéia de que os consumidores norte-americanos estão aceitando as bandejas de plástico, que eram tipicamente associadas a carnes do tipo case-ready nos EUA. Os resultados deste estudo mais recente são consistentes com os resultados obtidos em 2000, de acordo com o NPPC.
Fonte: The MeatingPlace (por Bryan Salvage), adaptado por Equipe BeefPoint