O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está planejando enviar uma delegação de alto nível a Beijing, China, no meio de maio, para tentar fechar o acordo sobre como a China retirará a barreira à carne bovina norte-americana, de acordo com reportagem de Bill Tomson para a agência Dow Jones Newswires.
A China concordou em 11 de abril em começar a comprar carne bovina dos EUA, mas o anúncio não incluiu detalhes sobre quais cortes o país aceitará nem quando as importações serão retomadas. O vice Primeiro-Ministro chinês, Wu Yi, que liderou a delegação comercial da China aos EUA no início do mês, disse que serão impostas condições à retomada do comércio de carne bovina com os EUA, mas não especificou quais serão essas condições.
O secretário da Agricultura dos EUA, Mike Johanns, disse que a China não deverá impor restrição de idade dos bovinos na importação de carne bovina dos EUA, diferentemente de Hong Kong – que retomou o comércio em dezembro passado, mas somente de produtos oriundos de animais de menos de 30 meses de idade.