Marfrig busca recuperação em 2012 após prejuízo
27 de março de 2012
México defenderá posição da OMC sobre rótulo de carne nos EUA
27 de março de 2012

EUA podem limitar uso de antibióticos na produção animal

Um juiz federal ordenou a Administração de Alimentos e Medicamentos a retomar um processo que pode limitar o uso de penicilina e tetraciclinas em gado, suínos e aves, devido a temores de que isso leve a infecções resistentes a antibióticos em humanos, segundo reportagem do Wall Street Journal.

Um juiz federal ordenou a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) a retomar um processo que pode limitar o uso de dois tipos de antibióticos em gado, suínos e aves, devido a temores de que isso leve a infecções resistentes a antibióticos em humanos, segundo reportagem do Wall Street Journal. Na quinta-feira, o juiz Theodore Katz disse que a FDA precisa retomar um processo para proibir o uso de penicilina e tetraciclinas em animais vivos, se não houver motivos médicos para isso.

Em 1977, a FDA concluiu que o uso de pequenas doses de penicilina e tetracilcinas não era seguro, e emitiu um comunicado declarando que iria iniciar o processo para revogar a aprovação do uso desses medicamentos para uso não médico. Mas nunca levou adiante a intenção de interromper essa prática. No ano passado, grupos de defesa dos consumidores, incluindo o Conselho de Defesa de Recursos Naturais, processou a FDA num tribunal federal, pedindo que um juiz ordenasse a retomada do processo de proibição.

Nos anos 50, a FDA aprovou o uso de antibióticos para estimular o crescimento do gado, dos suínos e de frangos. No entanto, descobriu-se mais tarde que o uso disseminado de antibióticos em animais vivos poderia levar ao desenvolvimento de bacilos resistentes às drogas e que poderiam ser transmitidos dos animais para os humanos. “Por mais de 35 anos a FDA tem sido negligente, deixando a indústria de animais se autopoliciar”, disse o advogado Avinash Kar, do Conselho de Defesa de Recursos Naturais.

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.